Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 13/09/2016

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2016 16h39
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta terça-feira (13), você confere aqui:

LAVA-JATO X CARTEL – A Lava-Jato denunciou nesta terça executivos das empreiteiras Queiroz Galvão e Iesa sob acusação de cartel e fraude à licitação em obras da Petrobras. Segundo os procuradores, o cartel operou entre 2006 e 2013 e era formado por 16 grandes empreiteiras, que acertavam os preços das licitações da Petrobras e dividiam as obras entre si. O objetivo era “dominar o mercado de montagem industrial” da estatal. Em troca, os executivos pagavam propinas milionárias a diretores da Petrobras e agentes políticos.

INFRAESTRUTURA – O governo Temer anunciou a concessão ou venda de 25 projetos nas áreas de energia, aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e mineração. De acordo com o presidente, o pacote tem o objetivo de ampliar os investimentos para reaquecer a economia e estimular a criação de empregos. A previsão é que 21 desses projetos sejam leiloados em 2017 e, os outros quatro, no primeiro semestre de 2018.

TRANSPORTES – Na área de transporte, o programa prevê a concessão dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza. Além disso, serão concedidos dois terminais para movimentação de cargas nos portos de Santarém, no Pará, e do Rio de Janeiro. O plano prevê ainda a entrega à iniciativa privada de dois trechos de rodovias: BR-364/365, entre Goiás e Minas Gerais, e BR-101/116/290/386, no Rio Grande do Sul.

ENERGIA – Também fazem parte do programa 11 projetos na área de energia, sendo três rodadas de licitações de blocos de petróleo e gás. O governo também confirmou a concessão das usinas hidrelétricas de São Simão (na divisa entre Minas Gerais e Goiás), Miranda (Minas Gerais) e Volta Grande (São Paulo). Serão vendidas seis distribuidoras de energia que eram administradas pela Eletrobras nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Piauí e Alagoas.

RENAN X PREVIDÊNCIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou o que ele chamou de “pressa” do governo em enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso. Na avaliação dele, o que deve ser discutido agora é um modelo de reforma, o que, para o senador, não existe hoje.

VALÉRIO – Ao juiz Sérgio Moro, Marcos Valério confirmou a existência de uma operação do PT para comprar o silêncio do empresário Ronan Maria Pinto, que ameaçava envolver Lula no assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. Valério explicou que foi Silvio Pereira, o Silvinho Land Rover, ex-secretário-geral do PT, quem lhe contou sobre a extorsão e o procurou para transferir R$ 6 milhões a Ronan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.