Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 13/10/2016

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2016 14h32

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta quinta-feira (13), você confere aqui:

GIM – O juiz Sérgio Moro condenou o ex-senador Gim Argello (PTB) a 19 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obstrução à investigação. Preso desde abril na Operação Vitória de Pirro, Gim é acusado de pedir dinheiro a empresários para evitar convocações na CPI da Petrobras, em 2014. Dois executivos admitiram ter pagado propina ao ex-parlamentar: Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e Ricardo Pessoa, sócio da UTC – juntos, eles teriam repassado R$ 5,35 milhões ao ex-senador.

INSTITUTO X LULA – A Receita Federal suspendeu a isenção tributária do Instituto Lula no ano de 2011 por “desvios de finalidade”. O benefício foi cancelado porque os técnicos entenderam que, apesar de ser uma entidade sem fins lucrativos, o instituto se comportou como se fosse uma empresa, pagando despesas do ex-presidente e de sua mulher, Marisa Letícia. A partir do momento em que a entidade for notificada, terá de recolher o imposto de renda devido e também contribuições sociais do período, além de uma multa que, nas estimativas de auditores, deve chegar a R$ 2 milhões.

MINHA CASA – De acordo com a coluna Painel, da Folha, o Ministério Público Federal quer derrubar uma portaria que autoriza os movimentos sociais a usar o Minha Casa, Minha Vida para arregimentar beneficiários para manifestações. A medida foi adotada pela ex-presidente Dilma na última semana antes de seu afastamento provisório.  

ELEIÇÃO X RIO – Depois de Datafolha e Ibope indicarem uma vitória de Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno da eleição para prefeito no Rio de Janeiro, o outro candidato, Marcelo Freixo (PSOL) intensificou os ataques ao oponente. Freixo decidiu ligar Crivella a Anthony Garotinho, pois ambos são evangélicos. Ele tenta colar a rejeição do ex-governador ao bispo, mas disse que não pretende fazer uma “Cruzada Santa” contra o adversário.

PDT X PT – Em evento para fazer o balanço do primeiro turno das eleições municipais, o presidente nacional pedetista Carlos Lupi afirmou que o “PDT está maior que o PT” e que os petistas “têm de cair na real”, e apoiar a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes à Presidência em 2018. Segundo Lupi, essa “é a hora de o PT recuar, ter humildade e apoiar Ciro”.

CARDOZO X HADDAD – Segundo a Folha, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniram para discutir o futuro da legenda. Haddad teria reclamado que seria quase impossível vencer a eleição para a prefeitura, quando na reta final da campanha, três ex-ministros do governo Lula foram presos: Paulo Bernardo, Guido Mantega e Antonio Palocci.

ÁPIA – A PF deflagrou hoje a Operação Ápia, que tenta desarticular uma suposta organização criminosa que atuou no Tocantins em 2013 e 2014. Segundo os investigadores, um grupo formado por políticos, empresários e funcionários públicos, fraudou licitações e contratos de terraplenagem e pavimentação de asfalto em rodovias estaduais. O ex-governador do Tocantins Sandoval Cardoso, do Solidariedade, foi preso, e o também ex-governador do estado Siqueira Campos foi levado coercitivamente para depor.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.