Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 14/10/2015
O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta quarta-feira (14), você confere aqui:
CPI da PETROBRAS – Integrantes da CPI da Petrobras bateram boca, na tarde desta quarta, diante das cobranças do deputado Ivan Valente, do PSOL de São Paulo, para que Eduardo Cunha volte a depor na comissão. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) saiu em defesa de Cunha ao afirmar que ele “não é protagonista” no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
DEM X CUNHA – O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho, disse que a oposição não blindará Eduardo Cunha em uma eventual processo de cassação de seu mandato. Para Mendonça, todas as denúncias devem ser investigadas, sejam elas relacionadas a Cunha ou a qualquer outra autoridade pública.
TURBULÊNCIA X AJUSTE – Em meio à turbulência política e à batalha contra o impeachment, o governo federal não consegue aprovar as medidas do pacote fiscal no Congresso. A PEC da nova CPMF, por exemplo, já está há 22 dias na Câmara, parou na primeira comissão e ainda não tem um relator.
DILMA X ECONOMIA – A presidente Dilma reconheceu nesta quarta que o Brasil passa por um momento de dificuldade, mas disse que o governo federal vai lutar “todos os dias” para que o país volte a crescer e a gerar empregos. Ela citou a necessidade de se “tomar certas medidas, de apertar um pouco o cinto”.
COMÉRCIO – As vendas no comércio registraram um recuo de -0,9% em agosto na comparação com julho. De acordo com o IBGE, esse foi o sétimo mês consecutivo de queda do indicador. De janeiro a agosto, o varejo acumula uma retração de -3%, o pior resultado desde 2003.
VETOS – O vice-presidente Michel Temer afirmou que a sessão do Congresso que vai apreciar os vetos de Dilma só acontecerá em novembro. Na avaliação do vice, convocar a sessão no próximo mês dá maior margem de tempo para que o Palácio consiga reestruturar a base aliada.
BRASIL X RIQUEZA GLOBAL – A desvalorização do real frente ao dólar levou o Brasil a ser considerado mais pobre no ranking que mede a riqueza das nações. Dados publicados pelo banco Credit Suisse apontam que a renda média anual de um brasileiro caiu de 23,4 mil dólares para 17,5 mil dólares na passagem de 2014 e 2015.
DÓLAR X LUZ – A escalada do dólar deve ser o novo vilão da conta de luz dos brasileiros, pressionando os próximos reajustes tarifários das distribuidoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Cálculos feitos pela comercializadora Comerc mostram que apenas o impacto da moeda americana na fatia de energia da usina binacional pode representar aumentos entre 3,7% e 9,5% na conta de luz.
MENSALÃO X IMPROBIDADE – O STJ tomou ontem uma decisão que abre caminho para que os mensaleiros possam responder a um processo por improbidade administrativa. Eles teriam de ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos causados pelo esquema de corrupção. Entre os alvos do MP estão José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, além de integrantes do núcleo financeiro e outros operadores do esquema.
TRÂNSITO – Pesquisa divulgada hoje pela CNI revelou que 31% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia presos no trânsito. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, o número é ainda maior: 39% dos entrevistados passam mais de um hora nos engarrafamentos; desse grupo, 4% gastam mais de três horas por dia dentro do meio de transporte.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.