Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 15/03/2016

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2016 14h23

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta terça-feira (15), você confere aqui:

PASADENA – Em depoimento, Delcídio do Amaral disse que recebeu 1 milhão de dólares  em propina pela compra da refinaria de Pasadena. Ao todo, a compra teria rendido propinas no valor de 15 milhões dólares a funcionários da estatal. Sobre Dilma, então presidente do Conselho de Administração da Petrobras na época do negócio, Delcídio levantou a suspeita de que ela deveria saber dos problemas da operação. A versão da presidente era de que ela e os conselheiros do colegiado não tinham conhecimento de cláusulas desfavoráveis a Petrobras.

TEMER X DELCÍDIO – Delcídio do Amaral afirmou , em depoimento, que o vice-presidente Michel Temer teve participação direta na nomeação de executivos da Petrobras condenados na Lava Jato, como do ex-diretor Jorge Zelada e de João Augusto Henriques.

LULA X CERVERÓ – De acordo com Delcídio do Amaral, Lula participou de reunião que selou a indicação de Nestor Cerveró para a diretoria internacional da Petrobras. Cerveró ocupou o cargo de 2003 a 2008, ano em que assumiu a diretoria financeira da BR Distribuidora.

LULA X MINISTRO – O Palácio do Planalto deve oficializar ainda hoje Lula como novo ministro-chefe da Secretaria de Governo no lugar de Ricardo Berzoini. Ainda não está certo qual papel terá Berzoini no governo, no entanto, a expectativa é que ele fique como assessor especial ou em secretaria executiva.

LULA X BLINDANDO BUMLAI – Segundo Delcídio do Amaral, Lula atuou secretamente para blindar seu amigo José Carlos Bumlai no escândalo da Petrobras. Delcídio informou que tinha mais proximidade com o filho do pecuarista, Maurício Bumlai, e a partir daí tiveram início as remessas de dinheiro para comprar o silêncio de Nestor Cerveró.

DESFILIAÇÃO – O senador Delcídio do Amaral oficializou seu pedido para que seja desfiliado do PT: “Sirvo-me do presente para informar minha decisão de desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Desde já agradeço as providências necessárias”.

LULA X OPOSIÇÃO – Deputados oposicionistas prometem reagir juridicamente à posse, sob o argumento de que há desvio de finalidade e fraude, caso Lula assuma algum ministério no governo. Para o líder do DEM, Pauderney Avelino, o ex-presidente “é um escárnio, um tapa na cara da população”. Já o líder do PPS, Rubens Bueno, afirmou que dar um posto estratégico a Lula pode “atrapalhar o andamento da investigação” contra o petista na Lava Jato.

LULA X CARDOZO – Reinaldo, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, também comentou a provável nomeação de Lula ao Ministério. Em café da manhã com jornalistas nesta terça, Cardozo negou que o governo esteja dando abrigo para que Lula fuja da Justiça. De acordo com ele, isso não tem nada a ver e a aquisição será muito importante, pois Lula acrescentaria a “qualquer governo no mundo”. O ex-ministro da Justiça disse ainda que cogitar a blindagem de Lula seria uma ofensa ao Supremo.

MUJICA – O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse estar preocupado com o Brasil. Segundo ele, o país vive hoje um contexto de “muita paixão política” e “pode haver interesses em acabar com a carreira de Lula”. “Não sei o que o Brasil vai fazer, mas Lula é meu amigo. Tenho amigos que vou visitar na prisão”, afirmou.

MÔNICA MOURA X DELAÇÃO – Mônica Moura, mulher de João Santana, fará acordo de delação premiada. O casal foi preso na 23ª fase da Lava Jato. O casal está sob suspeita de recebimento de 7,5 milhões de dólares da Odebrecht e do operador de propinas Zwi Skornicki por meio de uma offshore no Panamá.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.