Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 16/02/2016

  • Por Jovem Pan
  • 16/02/2016 14h18
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta terça-feira (16), você confere aqui:

CPMF – A presidente Dilma se reuniu ontem com líderes da base aliada no Senado para anunciar que o governo pretende apresentar uma emenda ao projeto que recria a CPMF, elevando a alíquota de 0,2% para 0,38%. Esse 0,18% a mais seria dividido entre Estados e municípios.

OPOSIÇÃO – O presidente nacional do PSDB Aécio Neves garantiu que as bancadas tucanas votarão contra o retorno da CPMF: “É uma tentativa de transferir para a sociedade o alto custo dos erros cometidos pelo governo na condução da economia nos últimos anos”, disse.

CUNHA X NOTIFICAÇÃO – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi oficialmente notificado na manhã desta terça sobre o pedido de afastamento do cargo de deputado federal e do mandato de presidente da Casa. Ele tem dez dias corridos para apresentar sua defesa a partir de hoje.

CUNHA X JANOT – Em manifestação ao STF, o procurador-geral da República Rodrigo Janot disse que Cunha “sempre se mostrou (…) extremamente agressivo e dado a retaliações a todos aqueles que se colocam em seu caminho a contrariar seus interesses” e que há “robustos elementos” que comprovam o recebimento de propina pelo peemedebista.

CUNHA X STF – Advogado de Cunha entra com um mandado de segurança no STF para que o processo de seu cliente no Conselho de Ética retorne ao início. O pedido é que ele tenha direito a apresentar uma nova defesa prévia devido ao fato de ter ocorrido uma troca de relator do processo.

CUNHA X CONSELHO – O Conselho de Ética não avançou nesta terça no processo que investiga Eduardo Cunha. Havia a expectativa de que o relator do caso, deputado Marcos Rogério, apresentasse seu parecer pela continuidade das investigações. Ele deve fazer isso na reunião do conselho marcada para amanhã.

CUNHA X PTB – Indicado pelo PTB para integrar o colegiado com o objetivo de ajudar Eduardo Cunha, o deputado Nilton Capixaba renunciou hoje à função. Com isso, o partido indicou para a vaga a deputada Jozi Araújo. Ela participou em janeiro de 2015 de evento da campanha de Cunha para o cargo de presidente da Câmara.

LULA X CONSELHO – Em reunião do conselho do PT, Lula afirmou que o governo tem até junho para mostrar sinais de recuperação da economia. Caso contrário, “o Brasil perderá os avanços sociais conquistados” nos últimos anos e “se a crise persistir, não vai ter povo pra defender a Dilma”. A informação é do Estadão.

CASTRO – A presidente Dilma autorizou o ministro da Saúde e deputado licenciado, Marcelo Castro, a se afastar da pasta por um dia para votar na eleição de líder do PMDB na Câmara, marcada para amanhã. Depois disso, ele retomaria o cargo no ministério. Um dos candidatos, Leonardo Picciani é ligado a Castro. O outro candidato, Hugo Motta, é aliado de Eduardo Cunha.

CONVOCAÇÃO – A oposição apresentou hoje no plenário da Câmara um requerimento de convocação do ministro da Saúde Marcelo Castro para que ele explique a epidemia do vírus zika. A ação tem o objetivo de constranger Castro, que deve deixar a pasta na quarta para votar em Picciani na disputa pela liderança do PMDB.

TSE – O vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Aragão deu parecer favorável ao compartilhamento de provas da Lava Jato na Ação de Investigação Eleitoral em curso no TSE contra Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer.

RENAN – O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu que não houve “dinheiro público” no pagamento da pensão à filha que teve fora do casamento. O STF deve decidir em breve se ele vai virar réu por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso no escândalo de 2007. 

VAREJO – As vendas do comércio varejista caíram 4,3% em 2015, o pior resultado desde 2001. Em dezembro, as vendas do setor recuaram 2,7% sobre novembro. Na comparação com o mesmo período de 2014, a queda foi de 7,1%.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.