Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 17/01/2017

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2017 14h36

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta terça-feira (17), você confere aqui:

CÂMARA X PDT – O PDT decidiu lançar oficialmente a candidatura do deputado André Figueiredo, do Ceará, à presidência da Câmara. Ele deve ser o único oposicionista na disputa. Figueiredo espera alcançar algo em torno de 100 votos. Para isso, ele precisará do apoio de todos os partidos da oposição: PT, PCdoB, Rede e PSOL, além do próprio PDT.

BRASIL X G-20 – A economia brasileira terá o pior desempenho entre os países do G-20 em 2017 e, em todo o mundo, apenas cinco outros terão um crescimento mais fraco que o do Brasil. Os dados foram publicados hoje pela ONU em seu informe anual sobre a situação econômica do planeta. A projeção da organização é a de que o PIB brasileiro tenha uma expansão de 0,6% em 2017. No mundo, apenas Síria, Venezuela, Guiné Equatorial, Equador e Trinidad e Tobago terão um desempenho mais fraco.

MEIRELLES – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que investidores e empresários estrangeiros estão impressionados com os avanços que o Brasil conseguiu na política fiscal graças à aprovação pelo Congresso da PEC do Teto. Segundo ele, a medida está sendo apontada como um exemplo a ser seguido por outros países.

JANOT X DAVOS – O procurador-geral da República Rodrigo Janot dirá nesta quarta, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a Lava Jato não é um ataque ao capitalismo. Segundo ele, tolerar a corrupção praticada por empresas leva inexoravelmente a um “capitalismo de compadrio”. A ideia de Janot é rebater a tese de que a operação afasta investidores.

ROLLS-ROYCE X LAVA JATO – A Rolls-Royce anunciou em Londres que fechou um acordo com o Ministério Público Federal brasileiro e que pagará uma multa de 25,6 milhões de dólares na Lava Jato. A companhia britânica foi citada por dois delatores da operação: o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e o lobista Julio Faerman. O primeiro relatou que recebeu “pelo menos” 200 mil dólares para que a Rolls-Royce fechasse um contrato para o fornecimento de módulos de geração de energia para plataformas, no valor de 100 milhões de dólares. Já Faerman confessou que fez pagamentos ilícitos como representante da Rolls-Royce junto à Petrobras.

TEMER X PREVIDÊNCIA – O presidente Michel Temer disse que o governo deve negociar alguns pontos da reforma da Previdência. Segundo ele, o único trecho inegociável é a proposta de estipular a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. Entre as questões a serem negociadas está a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada do reajuste do salário mínimo e a necessidade de contribuição de 49 anos para que o trabalhador receba o valor máximo da aposentadoria.

CABRAL X JAPONÊS – Segundo a Folha, a rede de restaurantes japoneses Manekineko está na mira da Operação Calicute, que prendeu o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Em 2014 e 2015, a empresa fez transferências milionárias para o escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral. Além disso, um relatório do Coaf detectou que funcionários do restaurante foram beneficiários de depósitos em dinheiro feitos por uma das secretárias da ex-primeira-dama.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.