Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 17/05/2016

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2016 14h06

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta terça-feira (17), você confere aqui:

MARCO AURÉLIO GARCIA – O diplomata Fred Arruda será o novo assessor internacional da Presidência da República, em substituição a Marco Aurélio Garcia. A assessoria terá papel meramente consultivo e toda a formulação ficará com o chanceler José Serra.

RICARDO MELO – Michel Temer exonerou o jornalista Ricardo Melo do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação. A defesa de Melo afirmou que seu cliente recorrerá à Justiça para garantir o cumprimento de seu mandato de 4 anos. O jornalista foi nomeado por Dilma em 3 de maio, nove dias antes do afastamento da petista pelo Senado.

MARCO AURÉLIO X TEMER – O ministro do STF Marco Aurélio Mello liberou para julgamento a ação que discute se a Câmara é obrigada a dar seguimento a um processo de impeachment contra o presidente interino Michel Temer. Agora, cabe ao presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, marcar a data da sessão que vai discutir o caso.

JOGOS – Segundo a Folha, ministros do governo Temer são a favor da legalização dos jogos de azar como forma de aumentar as receitas. A ideia é defendida, principalmente, por Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo. Para Alves, a liberação de bingos, cassinos e até do jogo do bicho seria um estímulo ao turismo e à retomada da atividade econômica. Ele ainda afirmou que Temer é “simpático” à iniciativa.

BARROSO – A Secretaria de Segurança do STF localizou uma escuta ambiental no gabinete de Luís Roberto Barroso. O dispositivo estava na mesa de trabalho do ministro, na caixa do ramal de telefone. O episódio ocorreu há algumas semanas, durante uma varredura de rotina da equipe de segurança do tribunal. Um procedimento interno foi aberto para investigar o caso.

CONDENAÇÃO – A Justiça de São Paulo condenou o PT a pagar uma multa de R$ 3,5 milhões por participação em um esquema para obter propinas de empresas do setor de transporte de Santo André na administração do então prefeito Celso Daniel, morto em 2002. O ex-ministro Gilberto Carvalho foi condenado e a pena aplicada foi de suspensão dos direitos políticos por 5 anos e pagamento de multa equivalente a 50 vezes o valor que ele recebia à época.

CPI X CARF – A CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais iria ouvir os advogados Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni Marcondes, sócios da Marcondes & Mautoni, investigados na Operação Zelotes. Marcondes compareceu, mas permaneceu em silêncio apoiado por um habeas corpus, e Cristina não esteve presente alegando motivos de saúde.

DILMA X ITAMARATY – Nesta segunda, Dilma Rousseff emitiu uma nota em que contesta o repúdio do Itamaraty às tentativas de Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e El Salvador de se meter em assuntos internos.

TEMER X PREVIDÊNCIA – Michel Temer reuniu representantes de centrais sindicais e membros do governo para propor a criação de um grupo de trabalho que apresente, em 30 dias, uma proposta de reforma da Previdência. A coordenação será do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil). A CUT não mandou representante por não reconhecer a legitimidade do governo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.