Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 18/11/2016

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2016 14h09
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta sexta-feira (18), você confere aqui:

DALLAGNOL – O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, criticou parlamentares que, segundo ele, estariam atuando contra a operação. Sem citar a lei que pune o abuso de autoridade ou o relatório sobre as medidas anticorrupção, Deltan afirmou que a força-tarefa está acompanhando de perto os projetos de lei que tramitam no Legislativo e disse que as “manobras dos deputados” transformaram o trabalho na Lava Jato em um verdadeiro “trem fantasma”, onde você “toma susto” e “é surpreendido a cada semana com um risco novo”.

TEORI X BUMLAI – O ministro do STF Teori Zavascki autorizou o pecuarista José Carlos Bumlai a ir para prisão domiciliar por motivos de saúde. Ele deverá usar tornozeleira eletrônica. Preso preventivamente no Paraná, Bumlai foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, em setembro, a 9 anos e 10 meses de prisão por corrupção e gestão fraudulenta.

PADILHA X ESTADOS – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a equipe econômica do governo já tem algumas alternativas de socorro financeiro aos estados endividados. Uma delas seria uma ajuda mensal, conforme os estados cumpram metas fiscais. A União utilizaria para isso R$ 100 bilhões do BNDES, de empréstimos concedidos ao banco de fomento na gestão petista, e recursos que vieram da repatriação de bens no exterior. Nesse segundo caso, a expectativa é de uma ajuda de R$ 3 bilhões, que seria usada pelos estados para pagar em dezembro o 13º salário a servidores públicos.

LULA X MORO – O juiz Sérgio Moro dispensou a presença de Lula na audiência da ação penal em que ele é réu na Lava Jato. O ex-presidente será representado por seus advogados. Com isso, ele não terá de ir a Curitiba para participar das oitivas das testemunhas, que serão realizadas nos próximos dias 21, 23 e 25. O pedido havia sido feito pela defesa de Lula na última segunda.

CUNHA X MORO – O ex-deputado Eduardo Cunha acompanhou pessoalmente a audiência do seu caso e ficou diante do juiz Sérgio Moro pela 1ª vez desde que foi preso na Lava Jato. Nesta sexta, foram colhidos os depoimentos das duas únicas testemunhas chamadas pelo Ministério Público Federal para o processo, um ex-gerente da Petrobras e um auditor da estatal.

MARIANA – A Justiça Federal em Ponte Nova, em Minas Gerais, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR, além de 22 pessoas, pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em novembro de 2015. Dos 22 acusados, 21 foram denunciados por homicídio qualificado com dolo eventual. Todos são réus também por crimes de inundação, desabamento e lesões corporais graves. Eles vão responder ainda por crimes ambientais, os mesmos atribuídos às empresas. Os citados terão 30 dias para apresentar defesa no processo criminal.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.