Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 19/09/2016

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2016 14h51
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta segunda-feira (19), você confere aqui:

RENAN X CONGRESSO – O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu que o governo estabeleça com clareza as prioridades legislativas: “Acho que é muito importante especificar as prioridades. Fazermos as reformas estruturantes e as outras reformas também, mas especificar prioridades sem a preocupação de mandar tudo ao mesmo tempo para o Congresso Nacional. Porque se você manda tudo ao mesmo tempo você acaba perdendo tudo, e isso será muito ruim para o Brasil”.

FOCUS – O mercado financeiro voltou a reduzir a estimativa de retração do PIB este ano. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o indicador irá encerrar 2016 com uma queda de 3,15%. Em relação a 2017, a projeção de crescimento do PIB aumentou para 1,36%. Já o IPCA deve terminar o ano em 7,34%. Para 2017, a expectativa se manteve em 5,12%.

CARGA TRIBUTÁRIA – Dados da Receita Federal indicam que o pagamento de tributos pelos brasileiros subiu em 2015 e alcançou 32,66% do PIB no período. No ano passado, o valor pago somou R$ 1,9 trilhão, superior à quantia de R$ 1,8 trilhão registrada em 2014. A carga tributária, divulgada pelo Ministério da Fazenda no segundo semestre de cada ano, leva em conta os tributos arrecadados por União, Estados e municípios. A carga tributária de 2015 foi a mais alta em dois anos.

TEMER X ONU – Em viagem oficial aos Estados Unidos, o presidente Michel Temer participou de um encontro sobre refugiados e migrantes, realizado pela ONU. O presidente afirmou que o Brasil já recebeu mais de 95 mil refugiados de 79 países nos últimos anos. Ele também disse que o Congresso está em vias de aprovar uma nova lei para refugiados que facilita a imigração, e que o objetivo do país é “garantir direitos, e não criminalizar” as migrações.

GRACE – Em entrevista à Folha, a nova titular da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, afirmou “não haver possibilidade” de a instituição ou o governo “abafar a Lava Jato”. Em sua primeira entrevista após tomar posse, a ministra se disse “surpreendida” pelas declarações de seu antecessor, Fábio Medina Osório. Segundo ele, o governo queria abafar as investigações e Grace, junto com o ministro Eliseu Padilha (da Casa Civil), teria dificultado seu acesso a inquéritos da Lava Jato solicitados pela AGU ao STF.

NY X BOMBA – A polícia americana anunciou que o suspeito dos ataques a bomba em Nova York e Nova Jersey no sábado foi preso em Linden, em Nova Jersey. O afegão naturalizado americano Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, era procurado sob suspeita de ser o responsável pela bomba que explodiu no bairro de Chelsea, em Manhattan, e deixou 29 feridos. No mesmo dia, pela manhã, Rahami teria explodido uma bomba na cidade litorânea de Seaside Park, em Nova Jersey, onde aconteceria uma corrida. Ninguém ficou ferido no local.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.