Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 20/02/2017

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2017 15h32

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta segunda-feira (20), você confere aqui:

MORAES – O ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, será sabatinado nesta terça, a partir das 10h, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Moraes precisa da aprovação de, pelo menos, 41 dos 81 senadores para tornar-se o novo ministro do STF.

LAVA JATO – Em entrevista ao Estadão, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que as delações premiadas da Odebrecht vão provocar um “tsunami” na política brasileira, e vão confirmar que a corrupção existe em todos os níveis de governo. O procurador também disse que a Lava Jato não comete nenhum abuso, e que não há excesso de prisões, “até porque elas têm sido referendadas nos tribunais”.

ASSINATURAS – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a checagem dos 2 milhões de assinaturas para a proposta das “Dez Medidas contra a Corrupção” começou nesta segunda. Essa “auditoria” é fruto de um acordo entre Maia e o ministro do STF Luiz Fux, que concedeu uma liminar suspendendo a sessão da Câmara que votou tal projeto. À época, ele acusou a Casa de desvirtuar a proposta de iniciativa popular.

INVASÕES – A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade deu início, no último sábado, ao chamado “Carnaval Vermelho”. Foram invadidas 100 fazendas em 12 Estados. O líder da FNL, José Rainha Junior, disse tratar-se de “uma das maiores jornadas de luta em ocupações de terra no Brasil”. Segundo ele, 10 mil militantes foram mobilizados.  

ALERJ – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou hoje, por 41 votos a 28, um projeto de lei que permite a privatização da Cedae, a Companhia Estadual e Água e Esgoto. A medida foi uma exigência do governo federal como contrapartida do plano de recuperação fiscal, firmado com a administração do Rio. Do lado de fora da Alerj, cerca de 500 manifestantes se reuniram em um ato contra a venda da estatal.

TEMER – Em discurso, o presidente Michel Temer classificou seu governo como “reformista” e disse que quer entregar um país nos trilhos ao seu sucessor. O peemedebista lembrou da criação do teto de gastos públicos e ressaltou a importância da futura aprovação da reforma da Previdência.

RADUAN X FREIRE – À Folha, o ministro da Cultura, Roberto Freire, disse que o governo “não poderia ficar calado” diante das críticas feitas por Raduan Nassar contra a gestão Temer, na última sexta, quando o escritor foi agraciado com o Prêmio Camões. O ministro afirmou que a entrega da maior honraria da literatura em língua portuguesa a um “adversário político” é prova de que o governo Temer “não é ilegítimo”.

FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, a estimativa para a inflação em 2017 recuou para 4,43%. Em 2018, a expectativa é de 4,5%. Os analistas mantiveram estáveis as projeções para a taxa Selic – 9,50% no fim de 2017 e 9% no fim de 2018 – e para o crescimento do PIB – 0,48% em 2017 e 2,30% em 2018.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.