Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 22/01/2016

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2016 16h52

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta sexta-feira (22), você confere aqui:

LULA – Lula pediu à Justiça Federal de Brasília que seja dispensado de prestar depoimento na Operação Zelotes. O petista foi arrolado como testemunha de defesa do lobista Alexandre Paes dos Santos, preso sob acusação de ter participado da “compra” de medidas provisórias que favoreceram o setor automotivo.

DEPOIMENTO – O Estado de São Paulo divulgou depoimento em que Lula afirmou à PF que Luís Cláudio não lhe contou que havia sido contratado por R$ 2,5 milhões pelo lobista Mauro Marcondes. Lula “fez questão de registrar” que não recebia lobistas e que “tanto ele quanto seus parentes jamais exerceram lobby ou consultoria empresarial”.

LULA X DEPOIMENTO – Segundo o Estadão, a PF suspeita que os pagamentos de R$ 2,5 milhões feitos a um dos filhos de Lula tenham relação não só com a edição de medidas provisórias, mas também com a compra dos caças suecos Gripen, da Saab, pela FAB.

ZELOTES – A Justiça Federal adiou nesta sexta o início da audiência que tomaria os depoimentos de 10 testemunhas de defesa da 1ª ação penal movida pelo MP em desdobramentos da Operação Zelotes. As oitivas foram transferidas para o dia 25.

PROPAGANDA X PT – Lula e Dilma Rousseff não aparecerão nos comerciais que o PT levará ao ar nas duas primeiras semanas de fevereiro. Eles ficarão de fora das inserções por uma decisão da cúpula do partido, que diz ter decidido priorizar a defesa da imagem da sigla, abalada pelos escândalos do mensalão e do petrolão.

BUMLAI – Pecuarista José Carlos Bumlai arrolou Lula, e o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, como testemunhas de defesa no processo em que é réu no escândalo do petrolão. O empresário é acusado de corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

VACCARI – Milton Pascowitch, delator da Lava Jato, disse que o ex-tesoureiro João Vaccari Neto passou a coordenar o pagamento de propinas ao partido no esquema do petrolão em 2010, quando assumiu as finanças do PT. Pascowitch, que representava a Engevix, afirmou ter feito pagamentos ilícitos pessoalmente a Vaccari na sala dele no diretório do partido em São Paulo.

CRISE X PRETROBRAS – De acordo com a Folha, a Petrobras recentemente dispensou 30 mil trabalhadores terceirizados e deve anunciar em breve mais cortes entre os 200 mil restantes. A petroleira também vai cortar um grande número das 6 mil gerências da companhia e economizar em gratificações dos que hoje ocupam esses cargos.

PMDB X CÂMARA – Com medo de uma possível derrota de Leonardo Picciani na liderança do PMDB na Câmara, ministros de Dilma se reuniram nos últimos dias com Hugo Motta. Ele teria se encontrado com Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, e com Edinho Silva, da Comunicação Social. O deputado Leonardo Quintão, do PMDB de MG, retirou sua candidatura da disputa e declarou apoio a Picciani.

WAGNER – Segundo a Folha, Dilma escalou o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para procurar os líderes oposicionistas e convencê-los a aprovar no Congresso as medidas de resgate da economia.

INFLAÇÃO – A prévia da inflação oficial do país começou o ano com elevação de 0,92%, o pior resultado para meses de janeiro desde 2003, no início do governo Lula. No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 manteve 10,74%, já acima da inflação de 10,71% registrada no ano passado.

NALINI – O governador Geraldo Alckmin anunciou José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça, como novo secretário estadual de Educação de São Paulo. O cargo estava vago desde a saída de Herman Voorwald, que pediu demissão, após Alckmin ter suspendido a reorganização dos ciclos das escolas estaduais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.