Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 30/11/2016

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2016 14h21

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta quarta-feira (30), você confere aqui:

CÁRMEN LÚCIA – Em nota, a presidente do STF criticou a aprovação de texto que cria crimes de abuso de poder para magistrados e integrantes do Ministério Público. Entre outras coisas, escreveu:  ” O Judiciário brasileiro vem cumprindo o seu papel. Já se cassaram magistrados em tempos mais tristes. Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça”.

JANOT – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que as mudanças realizadas nas 10 medidas desfiguraram o texto original, elaborado pelo Ministério Público: “As 10 Medidas contra a Corrupção não existem mais. O Ministério Público Brasileiro não apoia o texto que restou, uma pálida sombra das propostas que nos aproximariam de boas práticas mundiais”.

RENAN X MEDIDAS – O presidente do Senado, Renan Calheiros, apoiou o pacote anticorrupção aprovado pela Câmara. O peemedebista afirmou que, das dez medidas originais do Ministério Público Federal, a única que valia alguma coisa era a do aumento da pena para crimes de corrupção. Na avaliação de Renan, as demais só poderiam ser adotadas “no fascismo” e não no Estado Democrático de Direito.

VEM PRA RUA – O Vem Pra Rua manteve a convocação do protesto marcado para o próximo domingo. No Facebook, o grupo afirma que o “Congresso Nacional transformou as 10 medidas contra a corrupção em 10 medidas a favor da impunidade”. Em São Paulo, o ato começará às 14h na av. Paulista. Em Brasília, a manifestação será às 10h em frente ao Congresso Nacional. Também há atos confirmados em três cidades no exterior – Lisboa,Londres e Springfield.

PIB – A economia brasileira encolheu 0,8% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores. Este é o sétimo trimestre seguido de declínio do PIB do país. No resultado acumulado em 12 meses, a retração é de 4,4%. No ano, o tombo chega a 4%.

LULA X PT – Segundo a coluna Painel, o ex-presidente Lula sinalizou que pode assumir a presidência do PT. Ele ainda resiste à ideia, mas admite que talvez não tenha alternativa a não ser aceitar provisoriamente o posto para evitar um racha na sigla.

TESTEMUNHAS – Lula e o pecuarista José Carlos Bumlai foram ouvidos pelo juiz Sérgio Moro como testemunhas de defesa do ex-deputado Eduardo Cunha na Lava Jato. Os dois são testemunhas na ação em que o ex-presidente da Câmara é acusado de receber R$ 5 milhões de propina em contas na Suíça.

BUMLAI X LULA – O pecuarista José Carlos Bumlai foi dispensado da audiência em que era testemunha de ação penal contra Lula na Lava Jato. O ex-presidente é réu em Curitiba, em investigação que apura se ele foi beneficiado por vantagens indevidas no caso do tríplex de Guarujá. Bumlai disse não saber se o apartamento é de Lula.

BERTIN X SÍTIO – Um relatório de investigação da PF, obtido pela VEJA, indica que o Grupo Bertin pagou parte da reforma do sítio em Atibaia, que Lula nega ser seu. Segundo o laudo, trocas de e-mails entre o arquiteto Igenes dos Santos Irigaray Neto – responsável pela reforma, e funcionários do Grupo Bertin, revelam negociações de pagamentos e comprovantes de depósitos por serviços prestados. O valor total pago pela Bertin, de acordo com uma das mensagens, seria de R$ 225 mil.

ACRÔNIMO – A PF deflagrou a 12ª fase da Operação Acrônimo, que apura irregularidades em licitações no Detran do Tocantins. O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) foi levado para depor. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva no Estado e no Distrito Federal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.