Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 31/10/2016
O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram nesta segunda-feira (31), você confere aqui:
PT X SANTO ANDRÉ – O atual prefeito de Santo André, o petista Carlos Grana, foi derrotado pelo tucano Paulo Serra. Em discurso, Grana reconheceu que o PT precisa passar por uma transformação, que deve “reconstruir sua relação com a sociedade retomando os princípios que nortearam a criação da sigla em 1980”.
DEPUTADOS X PREFEITOS – Dezoito deputados deixarão a Câmara nos próximos meses para assumir prefeituras a partir de 1º de janeiro de 2017. Dos 81 parlamentares que se candidataram este ano, 14 foram eleitos prefeitos e quatro vice-prefeitos. O maior partido da Câmara, o PMDB, tem hoje na bancada 67 parlamentares e elegeu cinco deles este ano. Já o PSDB elegeu quatro prefeitos, mas só dois deles têm suplente tucano, ou seja, a bancada de 49 será reduzida a 47. O PTé o segundo maior partido com 58 representantes, sendo dois deles eleitos. O PSD tem hoje 36 deputados e ganhará dois novos integrantes.
INVASÕES X ENEM – Dados do Ministério da Educação indicam que cerca de 300 locais de aplicação do Enem, de um total de 16.476, não poderão ser utilizados pelos alunos que farão a prova. Até o momento, o MEC mantém a decisão de cancelar o Enem nos locais que estiverem invadidos. Os estudantes prejudicados farão a avaliação em outra data, ainda não divulgada pela pasta. A prova será realizadanos dias 5 e 6 de novembro. São cerca de 8,6 milhões de inscritos no país inteiro.
RIO – Marcelo Crivella, do PRB, foi eleito o prefeito do Rio de Janeiro com 59,36% dos votos válidos, contra 40,64% de Marcelo Freixo, do PSOL. No segundo turno, Crivella ganhou com 1.700.030 votos.
BELO HORIZONTE – Alexandre Kalil, do PHS, se elegeu prefeito da capital mineira, com 52,98% dos votos (628.050), contra 47,02% (557.356) do tucano João Leite. A abstenção foi de 438.968 (22,7%). Os brancos somaram 72.131 (4,85%), e os nulos, 230.951 (15,52%).
PORTO ALEGRE – O PSDB vai governar a capital de Porto Alegre pela primeira vez. O tucando Nelson Marchezan Jr. ficou com 60,50% dos votos válidos, contra 39,50% de Sebastião Melo, do PMDB.
CURITIBA – Rafael Greca (PMN ) é o novo prefeito de Curitiba, com 53,25% dos votos válidos; Ney Leprevost, do PSD, teve 46,75% dos votos.
FLORIANÓPOLIS – Gean Loureiro, do PMDB, foi eleito o novo prefeito de Florianópolis com 50,26% contra Angela Amin, do PP, que contabilizou 49,74%.
VITÓRIA – Luciano Santos Rezende, PPS, foi reeleito prefeito de Vitória, no Espírito Santo, com 51,19% contra 48,81% de Amaro Neto, do Solidariedade.
GOIÂNIA – Iris Rezende, do PMDB, venceu em Goiânia, Goiás, com 57,70%; Vanderlan, do PSB, ficou em segundo lugar, com 42,30% dos votos.
CUIABÁ – Emanuel Pinheiro, PMDB, foi eleito prefeito de Cuiabá, em Mato Grosso, com 60,41% dos votos; Wilson Santos, do PSDB, ficou com 39,59%.
CAMPO GRANDE – Marquinhos Trad, do PSD, teve 58,77% dos votos e derrotou Rose Modesto, do PSDB na prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso.
FORTALEZA – Roberto Claudio, do PDT, venceu com 53,57% o Capitão Wagner, do PR, que teve 46,43% dos votos, em Fortaleza, no Ceará.
RECIFE – Geraldo Julio, do PSB, foi reeleito com 61,30% contra 38,70% de João Paulo, do PT, para a prefeitura do Recife, em Pernambuco.
MACEIÓ – Em Maceió, Alagoas, Rui Palmeira, do PSDB, foi reeleito com 60,27% contra 39,73% dos votos de Cícero Almeida, do PMDB.
ARACAJÚ – O ex-prefeito de Aracaju, em Sergipe, Edvaldo Nogueira, do PC do B, venceu com 52,11% contra 47,89% de Valadares Filho, do PSB.
BELÉM – Zenaldo Coutinho, do PSDB, foi reeleito prefeito de Belém, no Pará, com 52,33%, vencendo Edmilson Rodrigues, do PSOL, com 47,67%.
SÃO LUÍS – Edivaldo Holanda Júnior, do PDT, venceu com 53,94%, Eduardo Braide, do PMN, que teve 46,06% para a prefeitura de São Luís, no Maranhão.
MACAPÁ – O atual prefeito de Macapá, Clécio Luís, da Rede, venceu o segundo turno da disputa, com 60,34%; Givam Borges, do PMDB, teve 39,66% dos votos.
MANAUS – Artur Neto, do PSDB, foi reeleito prefeito de Manaus, com 55,96% dos votos contra 44,04% de Marcelo Ramos, do PR.
LULA E DILMA – Os ex-presidentes Dilma e Lula não votaram neste domingo, embora tenha havido segundo turno nas cidades de seus respectivos domicílios eleitorais: São Bernardo do Campo e Porto Alegre. Na capital do sindicalismo petista, Tarcísio Secoli (PT) ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
MOREIRA – O secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo Temer, Moreira Franco, afirmou que o resultado das eleições 2016 deram ao presidente Michel Temer o “respaldo necessário” na condução do Brasil por um “caminho de pacificação”. Mais de 70% do eleitorado do país será governado, a partir de 2017, por partidos aliados ao peemedebista.
TSE – Segundo a coluna Painel, da Folha, a área técnica do TSE viu indícios de irregularidades nas prestações de contas dos diretórios nacionais de PT, PMDB e outros quatro partidos nanicos nas campanhas municipais deste ano. As siglas foram cobradas a dar explicações sobre as contribuições que caíram na “malha fina” da Justiça, depois do cruzamento de informações dos doadores com o de outras bases de dados do governo.
“FOLGA” – Os deputados e senadores, em Brasília, terão uma semana de descanso. Com o Dia de Finados na quarta, as Casas comandadas por Renan Calheiros e Rodrigo Maia resolveram emendar o feriado. Nenhuma votação em plenário foi marcada no Senado e na Câmara, que só retomam os trabalhos de forma completa na terça que vem, dia 8.
MORAES – Em entrevista, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que a Lava Jato “vai até onde os fatos levarem”. Segundo ele, essa é uma questão do Poder Judiciário, que tem todo o apoio do Ministério da Justiça e da PF. Questionado sobre o encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na última sexta, Moraes afirmou que o saldo da reunião “foi muito importante, porque mostrou união dos Três Poderes pela segurança pública”.
FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, o IPCA deve terminar 2016 em 6,88%. Para o ano que vem, os analistas preveem o indicador a 5%. Os economistas mantiveram pela segunda semana seguida a projeção da taxa básica de juros neste ano em 13,50%. Já a estimativa da Selic para 2017 caiu de 11% ao ano para 10,75% ao ano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.