Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 14/01/2015
Os assuntos que não foram comentados por Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos, nesta quarta-feira (14/01/2015), você lê abaixo:
CANABIDIOL – A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decidiu nesta quarta-feira retirar o canabidiol, derivado da maconha, da lista de substâncias proibidas no país. A partir de agora, o canabidiol é classificado como uma substância controlada. Essa é a primeira vez que a Anvisa reconhece, oficialmente, o efeito terapêutico de uma substância derivada da maconha. A decisão, Reinaldo, abre espaço para que indústrias possam pesquisar o canabidiol e desenvolver produtos e até medicamentos à base da substância no país.
HADDAD – O jornal Folha de São Paulo traz hoje a informação de que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, teria nomeado para o seu gabinete três amigos de seu filho. Alexandre Rebelo Ferreira, André Correia Tredezini e Laio Correia Morais vão receber salário líquido de 3 mil e 300 reais para ocuparem o cargo comissionado de assessor técnico. Em nota, a prefeitura sustenta que a nomeação é parte da “reestruturação e rejuvenescimento de quadros da administração pública”. A oposição na Câmara Municipal se divide sobre o caso. Para Gilberto Natalini, do PV, a admissão é um caso de “nepotismo indireto”. Já Ricardo Young, do PPS, diz que é cedo para falar em nepotismo, pois é necessário avaliar o currículo e competência dos jovens contratados. Para o vereador Andrea Matarazzo, do PSDB, a nomeação dos jovens não é um problema se eles tiverem boa formação. O tucano, porém, acusa Haddad de inchar a máquina pública.
ENERGIA – Um dos nossos destaques, ontem, foi para o aumento das tarifas de energia elétrica ainda neste ano. Hoje, o novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, falou sobre o assunto e garantiu que o aumento médio da energia será “com certeza menor que 40%”. Sem especificar de quanto será esse reajuste, o ministro contestou os dados divulgados pelo jornal “Valor Econômico”, que trouxe hoje números da Aneel que preveem uma alta de até 40% nas tarifas em 2015. Fato é que a conta de luz deverá sofrer dois reajustes neste ano e o aumento não será pequeno.
Mais um agravante para a crise energética. O verão começou há pouco mais de vinte dias e o Brasil já vive picos de consumo de energia – algo que normalmente ocorre em fevereiro. Ontem, às 15h38, foram consumidos 85 391 MW, o terceiro maior de toda a história. Na véspera, outro pico: 84 830, às 15h30, o sétimo maior nível de consumo de todos os tempos. Entre os dez maiores picos de consumo, oito ocorreram no escaldante e seco fevereiro do ano passado. Mas este janeiro promete).
CNI – Um estudo divulgado hoje pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, coloca o Brasil em penúltimo lugar em um ranking de competitividade. O ranking foi montado a partir da análise da qualidade da infraestrutura e da educação de cada país, do custo e da disponibilidade de mão de obra doméstica, do peso dos impostos, do custo do capital para as empresas, do ambiente macro e microeconômico e do nível de tecnologia e inovação das nações. O cruzamento destes indicadores levou o Brasil ao penúltimo lugar na lista pela quarta vez consecutiva, à frente apenas da Argentina. Para a comparação, foram selecionados 14 países considerados concorrentes diretos do Brasil. São eles: Argentina, Colômbia, México, Polônia, Turquia, Índia, Rússia, África do Sul, Chile, China, Espanha, Austrália, Coreia do Sul e Canadá. O Canadá lidera a lista.
PMDB – A Executiva Nacional do PMDB formalizou nesta quarta-feira o apoio do partido aos candidatos à Presidência da Câmara e do Senado na eleição que irá ocorrer no dia primeiro de fevereiro. Em uma nota publicada logo após a reunião, o partido diz que a decisão foi unânime, mas omite os nomes dos candidatos: o deputado Eduardo Cunha e o senador Renan Calheiros. Nem Renan, nem Cunha compareceram ao evento hoje. Integrantes do partido ressaltaram que esta é a primeira vez em vários anos que o PMDB decide publicar uma nota da Executiva para reafirmar seu apoio aos candidatos do partido. O ato teve o intuito de dar uma demonstração de força do PMDB no Congresso, devido à percepção de peemedebistas de que o governo poderia interferir na disputa para favorecer o adversário de Cunha, o deputado petista Arlindo Chinaglia.
AL QAEDA – A Al Qaeda no Iêmen divulgou um vídeo reivindicando a autoria do ataque terrorista ao “Charlie Hebdo”. Na gravação, o líder Nasr bin Ali al-Ansi afirma que os irmãos Said e Chérif Kouachi, que invadiram o semanário e mataram 12 pessoas, “foram apontados” pelo grupo para realizar o atentado, em vingança à publicação de charges do profeta Maomé. No vídeo, o terrorista disse ainda que a França “pertence ao partido do Diabo” e alertou para novos atentados no país. A filial da Al Qaeda no Iêmen já havia afirmado na última sexta ser a responsável pelo atentado na capital francesa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.