Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 18/02/2015

  • Por Jovem Pan
  • 18/02/2015 19h42

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Mona Dorf não falaram no “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira, você vê aqui:

COSTA – Em depoimento da delação premiada, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa admitiu ter recebido propina relacionada a contratos da estatal até fevereiro de 2014 – um mês antes de ser preso pela Polícia Federal e dois anos depois de deixar a empresa. Segundo ele, os valores eram pagos em prestações mensais de 550 mil reais e somaram um total de 8 milhões 827 mil reais. Foram assinados com sua empresa, a Costa Global, contratos com quatro empreiteiras acusadas de participar do cartel – Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Iesa Óleo e Gás e Engevix. 

CUNHA – Depois de entregar o comando da reforma política para o DEM, o presidente da Câmara Eduardo Cunha decidiu oferecer a segunda comissão mais importante da Casa, a de Finanças e Tributação, ao PSDB. Nos últimos 3 anos, a comissão era chefiada pelo PMDB; antes disso, era presidida por deputados petistas. O convite oficial ao PSDB enfraquece ainda mais o PT no Legislativo, que ficou sem cadeira na Mesa Diretora da Casa e está com cada vez menos influência nas comissões.

DILMA – Depois de passar o Carnaval em Salvador, a presidente Dilma Rousseff retornou hoje a Brasília para uma reunião com os ministros que integram o conselho político do governo. A pauta não foi divulgada pela assessoria da presidente, mas tudo leva a crer que o encontro deve ser pautado pela busca de estratégias para se reconciliar com o Congresso.

AMORIM – O Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação imposta ao jornalista Paulo Henrique Amorim por nota publicada contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes no blog Conversa Afiada. Mendes argumentou ter sofrido, em julho de 2008, acusações que poderiam levar o leitor do blog a deduzir que ele era corrupto e criminoso. O jornalista terá que pagar 50 mil reais ao ministro.

NISMAN – A morte do promotor argentino Alberto Nisman completa hoje um mês. E nesta quarta-feira de cinzas, uma marcha silenciosa será realizada em Buenos Aires. A manifestação contará com a presença de políticos, personalidades da cultura, funcionários do Judiciário e familiares de Nisman. Ciente do impacto da iniciativa, o governo Kirchner e seus aliados tentaram, nos últimos dias, deslegitimar o protesto afirmando que se tratava de uma jogada política da oposição.

UCRÂNIA – O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou nesta quarta que o Exército do país está retirando suas tropas da cidade estratégica de Debaltseve, após dias de cerco dos separatistas. Dezenas de tanques foram vistos deixando o local, dominado por rebeldes pró-Rússia mesmo após o acordo de cessar-fogo previsto entre as partes em Minsk. De acordo com a agência Interfax, 22 soldados ucranianos morreram e 150 ficaram feridos nos conflitos recentes na cidade.

ORGANIZADAS – Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo aponta que brigas e confusões com envolvimento de torcidas organizadas paulistas mataram ao menos 11 pessoas nos últimos dez anos. E, no período, não houve nenhuma condenação judicial. A preocupação com a segurança volta à tona nesta quarta no clássico entre Corinthians e São Paulo pela Libertadores. Os 42 mil ingressos colocados à venda estão esgotados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.