Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 21/01/2015

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2015 19h23
  • BlueSky

Os assuntos que não foram comentados por Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos, nesta quarta-feira (21/01/2015), você lê abaixo:

PETROBRAS – Em comunicado ao mercado, a Petrobras admitiu hoje que seu balanço do terceiro trimestre de 2014 “poderá resultar no reconhecimento de perdas” provocadas pelo escândalo de corrupção em que está envolvida, além de prejuízo relacionado à refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Lembrando ao ouvinte, o balanço deveria ter sido divulgado em meados de novembro mas já foi adiado duas vezes por conta das denúncias surgidas na Operação Lava-Jato. O conselho de administração da estatal irá se reunir no próximo dia 27, quando os resultados e sua divulgação ao mercado serão discutidos. Se for mesmo divulgado, o balanço ainda não contará com o aval da auditoria independente PricewaterhouseCoopers

CAMARGO – A ministra Laurita Vaz, presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, negou nesta quarta os pedidos de habeas corpus dos dirigentes da Camargo Corrêa presos na Operação Lava Jato. Foram indeferidos os pedidos de liminares em nome de Eduardo Leite, vice-presidente da empreiteira, de Dalton dos Santos Avancini, diretor presidente da Camargo Corrêa Construções e Participações S/A, e de João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da empresa. Os três estão presos preventivamente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba há mais de 60 dias.

NISMAN – Novidades na investigação da morte de Alberto Nisman. Segundo o jornal argentino Clarín, o serralheiro que foi chamado para abrir o apartamento do procurador revelou que a porta de serviço do apartamento estava aberta. O chaveiro identificado apenas como Walter foi chamado para depor por ter sido o responsável em abrir o apartamento depois de constatado que Nisman não atendia aos telefonemas. “A porta de serviço estava aberta, simplesmente empurrei-a e entrei. Qualquer pessoa poderia ter aberto a porta”, disse. 

OBAMA – Ontem foi dia do tradicional discurso sobre o Estado da União, nos Estados Unidos. Em frente a um Congresso majoritariamente republicano, o democrata Barack Obama baseou sua fala na recuperação na economia do país. Para Obama, os excelentes resultados de 2014 sepultam a grande crise iniciada em 2008, comprovam a eficácia da política econômica que ele comandou desde o primeiro mandato e abrem espaço para os Estados Unidos virarem a página com um pacote de ações de cunho progressista, com foco em corte de impostos, educação e redução da desigualdade. Em seu discurso, Obama pediu ainda ao Congresso para suspender o embargo a Cuba, além de autorização para expandir a ofensiva militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

ELETROPAULO – O secretário de Energia do estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, revelou hoje que a Eletropaulo, a empresa responsável pela distribuição de energia na capital e em cidades da Grande São Paulo, enfrenta problemas operacionais sérios. Entre as críticas, Meirelles destacou que a companhia precisou recorrer a equipes de outras distribuidoras, o que indicaria um número insuficiente de atendimento, e não apresentou dados específicos sobre as equipes de restabelecimento ou sobre os trabalhos da equipe de call center. A Arsesp, a agência reguladora do setor de energia no estado, deve iniciar na próxima semana uma auditoria na Eletropaulo para averiguar questões técnicas da distribuidora.

INDONÉSIA – O presidente da Indonésia, Joko Widodo, rejeitou ontem o pedido de clemência feito pelo governo do Brasil em benefício de Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, condenado à morte por tráfico de drogas. Gularte está preso desde 2004, quando tentou entrar no país asiático com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Diagnosticado com esquizofrenia, os advogados de Gularte tentam interná-lo em um hospital psiquiátrico e, assim, livrá-lo da pena de morte. De acordo com as leis daquele país, portadores de doenças mentais não podem ser executados.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.