Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (05/11/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2014 19h12

No programa Os Pingos nos Is desta quarta=feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 5 de novembro de 2014.

O governou errou ao negar a existência de uma crise energética no país e pode pagar caro por isso já a partir do ano que vem. Quem afirma é o ex-presidente da Eletrobras e atual diretor de pós graduação de engenhariada Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pingelli Rosa. Em entrevista a Jovem Pan, o físico, considerado uma das maiores autoridades do País na área energética, diz que com a estiagem atual e o baixo nível dos reservatórios a situação é crítica. Nesta semana o Operador Nacional do Sistema, órgão que controla o setor enértico brasileiro afirmou que, se não chover, o país terá cortes de energia no verão por conta da forte demanda. Para Luiz Pingelli o governo errou.

*Ouça a fala do ex-presidente da Eletrobras no áudio

O ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pingelli Rosa afirmou também em entrevista Jovem Pan que os possíveis “cortes seletivos de energia para garantir o fornecimento no horários de pico, como cogita o ONS caso não chova, nada mais é do que um racionamento de energia.

Pingelli afirmou ainda que a situação só não é mais crítica porque a economia do Brasil não deve crescer em 2014. Luiz Pingelli Rosa afirmou ainda que, além da falta de energia, o brasileiro já esta pagando mais caro pelo suprimento, por conta do maior uso das chamadas termeletricas, mais poluentes e mais caras.

Em seu primeiro discurso na tribuna do Senado após as eleições, o tucano Aécio Neves afirmou agora há pouco que qualquer tipo de diálogo com o governo depende do “aprofundamento” das investigações sobre o “petrolão”. Ovacionado por parlamentares e servidores da Casa, Aécio voltou a criticar a proposta da presidente Dilma Rousseff por diálogo. Ele disse o seguinte: “Agora, os que foram intolerantes por 12 anos falam em diálogo. Qualquer diálogo estará condicionado ao envio de propostas de interesse dos brasileiros e qualquer diálogo tem que estar vinculado ao aprofundamento das investigações daquele que está condicionado a ser o maior escândalo da história deste país, o chamado petrolão.” O senador criticou mais uma vez a campanha de “mentiras e infâmias” petista e ouviu, em diversos apartes, que será o grande líder da oposição nos próximos 4 anos.

Os apresentadores falaram também da participação da represidenta Dilma Rousseff em um evento, no Palácio do Planalto, de declaração de apoio do PSD ao seu segundo governo. Liderados pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, governadores, vice-governadores, senadores e deputados eleitos, além do ministro Guilherme Afif, da Micro e Pequena Empresa, se revezaram nos microfones por cerca de uma hora para parabenizar Dilma por sua vitória e para endossar o discurso de apoio à petista. Após a reunião com o PSD, a presidente disse que anunciará o nome do novo ministro da Fazenda após a reunião do G20, que acontecerá nos dias 15 e 16 deste mês. Dilma também disse que qualquer “ressentimento por parte de quem perdeu” mostra incompreensão do “processo democrático”. “Qualquer tentativa de retaliação por parte de quem ganhou ou ressentimento por parte de quem perdeu é uma incompreensão do processo democrático. Criaria no Brasil um quadro caótico, por exemplo, o fato do presidente eleito por um lado não conversar com o governador eleito do outro. […] Há que saber ganhar como há que saber perder”, disse Dilma.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar na edição desta quarta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.