Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (07/12/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2016 14h20

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (07) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou a decisão da maioria do STF que votou por manter Renan Calheiros na presidência do Senado. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

JANOT X RENAN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou contra a permanência de Renan Calheiros na presidência do Senado durante o julgamento do STF desta quarta. De acordo com Janot, não é admissível que um réu a que se imputa crime contra a administração pública possa continuar como chefe de um dos poderes da República.

BARROSO X DESOBEDIÊNCIA – O ministro do STF Luis Roberto Barroso criticou a decisão tomada pela Mesa Diretora do Senado, que não recebeu liminar que afastava o presidente da Casa, Renan Calheiros. Barroso não participou do julgamento sobre o caso, pois a ação da Rede Sustentabilidade que resultou na decisão de Marco Aurélio Mello foi proposta pelo antigo escritório dele. Afirmou ele à Folha: “Diante de decisão judicial é possível protestar e apresentar recurso. Mas deixar de cumpri-la é crime de desobediência ou golpe de Estado”.

PREVIDÊNCIA – O deputado e relator da reforma da Previdência na CCJ, Alceu Moreira, afirmou que já concluiu parecer favorável à proposta do governo Temer. O parlamentar explicou que seu parecer será pela admissibilidade da PEC, pois a proposta não fere nenhuma cláusula pétrea da Constituição, na medida em que não mexerá em direitos adquiridos.

PREVIDÊNCIA X CUT – A CUT anunciou que fará uma manifestação em Brasília na próxima terça (13), contra a proposta de reforma da Previdência. Em nota, o presidente da central sindical, Vagner Freitas, disse que o texto apresentado pela equipe de Michel Temer é “uma atrocidade contra o trabalhador mais pobre”.

LIVRO X LULA – Advogados de Lula e um grupo de especialistas em direito lançaram um livro de artigos sobre supostas violações a direitos fundamentais e a tratados internacionais cometidas no âmbito da Lava Jato. Intitulada “O caso Lula – a luta pela afirmação dos direitos fundamentais no Brasil”, a obra tem 18 artigos assinados por 22 especialistas, entre eles acadêmicos e integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.