Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (12/10/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (12) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a proposta do governo de unificar aposentadorias de servidores e de trabalhadores da iniciativa privada. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
APOSENTADORIA X JUÍZES – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a constitucionalidade de dispositivo legal que prevê a cassação de aposentadoria como penalidade disciplinar para servidor público inativo que tiver praticado, na atividade, falta punível com demissão. A manifestação foi dada por Janot em parecer ao STF em ação ajuizada por associações de magistrados, que questionam a aplicação da pena disciplinar a juízes.
BARROSO – Em entrevista ao Estadão, o ministro do STF Luís Roberto Barroso, disse o que o mais impressiona na Lava Jato: “Nós termos construído um país em que um Direito Penal absolutamente ineficiente não funcionou, durante anos, como mínima prevenção geral para evitar um amplo espectro de criminalidade (…) Nós criamos uma delinquência generalizada no País. E com um contágio que ultrapassa tudo o que seria imaginável”.
GLEISI – A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, quer atrasar a aprovação da PEC que estabelece o teto de gastos. Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, ela já convocou uma audiência pública para debater o assunto e disse que não abre mão de que o texto passe por essa instância – o que deve postergar a ida da proposta para votação no plenário.
ENCONTRO – O presidente Michel Temer almoçou nesta quarta com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Palácio do Jaburu, em Brasília. Segundo o Globo, a pauta foi a agenda econômica do país. Os dois teriam discutido a importância de se aprovarem medidas para retomar o crescimento do Brasil, como a PEC do Teto e as reformas da Previdência e trabalhista.
BNDES – O BNDES suspendeu um desembolso de 4,7 bilhões de dólares em financiamento para empreiteiras brasileiras que realizam obras no exterior. Ao todo, foram bloqueados temporariamente 25 contratos executados por Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa nos seguintes países: Angola, Cuba, Moçambique, Venezuela, Argentina, Gana, Guatemala, Honduras e República Dominicana.
TEORI X PALOCCI – O ministro do STF Teori Zavascki rejeitou pedido encaminhado pela defesa de Antonio Palocci para que o ex-ministro fosse libertado. Os advogados dizem que sua prisão é ilegal porque fere os fundamentos do Artigo 312 do Código de Processo Penal, uma vez que ele não se enquadraria em nenhuma das hipóteses lá previstas para a preventiva.
CHEFE POLÍCIA X RJ – O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, afirmou que vai entregar o cargo até sexta-feira. O pedido de demissão veio um dia depois de o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, deixar a pasta.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.