Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (18/05/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (18) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a possibilidade de Temer fazer um pronunciamento à nação para detalhar a situação do país. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
CULTURA – O governo Temer confirmou a escolha do atual secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, para assumir a Secretaria Nacional de Cultura. O presidente interino estaria estudando vincular as atribuições da Cultura à Casa Civil e não mais ao Ministério da Educação. A mudança daria mais status à área, porque o secretário poderia despachar diretamente com o presidente e ministros do Palácio do Planalto.
GILBERTO CARVALHO – Michel Temer exonerou Gilberto Carvalho da presidência do Conselho Nacional do Sesi, cargo que ocupava desde o início de 2015. No lugar de Carvalho, foi nomeado o ex-deputado João Henrique de Almeida Sousa, do PMDB do Piauí.
DILMA X NOTIFICADA – A ministra do STF Rosa Weber notificou a presidente afastada Dilma para que ela explique por que se diz vítima de um golpe. A petista terá 10 dias para apresentar seus argumentos à interpelação feita por deputados oposicionistas.
DILMA – Ontem, a presidente afastada Dilma convidou os 22 senadores que votaram contra a abertura do seu processo de impeachment para um jantar no Palácio da Alvorada. Humberto Costa (PT) compareceu ao evento e disse que a petista “pareceu tranquila e confiante de que pode reverter o cenário do Senado”. Ele ainda contou que Dilma se disse “muito impressionada” com o ato feito pelo elenco do filme brasileiro “Aquarius” em Cannes.
SERRA – Em discurso, o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou que o país deixará de guiar sua diplomacia por interesses “de um governo ou um partido” e atuará em favor das prioridades do “Estado e da nação”. Serra disse que o Brasil priorizará acordos bilaterais e fez uma menção específica à Argentina como parceiro preferencial na América Latina.
ITAMARATY – Segundo a Folha, o Ministério das Relações Exteriores informou ao Planejamento que precisa de mais de R$ 800 milhões para cobrir dívidas da pasta. O rombo deixado pela administração petista foi criado a partir de problemas no repasse a consulados, no pagamento de auxílios a diplomatas e atrasos nos salários de contratados no exterior.
BRUNO ARAÚJO – O ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou uma portaria editada pelo governo Dilma que autorizava a Caixa a contratar a construção de até 11.250 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade “Entidades”, que é quando o governo repassa dinheiro para aparelhos políticos, como o MTST por exemplo, para que estes cuidem da construção das moradias.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.