Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (19/10/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2014 19h29

No programa Os Pingos nos Is desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 19 de novembro de 2014.

O destaque de Mona Dorf foi para os relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Eles informam que algumas pessoas investigadas na Operação Lava-Jato fizeram movimentações fiannceiras atípicas entre 2011 e 2014. Foram movimentados 23,7 bilhões de reais, sendo mais de 900 milhões em espécie.

O apresentador Patrick Santos também abordou a Operação Lava Jato em seu destaque. Os executivos acusados de participarem do cartel formado por empreiteiras para fraudar licitações da Petrobras, continuam prestando depoimentos à Polícia Federal, em Curitiba. Hoje foi a vez do vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite. No depoimento o executivo respondeu apenas questionamentos básicos sobre sua função na empreiteira e se negou a falar dos contratos firmados com a estatal. Seu advogado, Claudio Mariz de Oliveira, afirmou que seu cliente não se manifestou, pois não teve acesso ao teor das acusações. Contudo, acrescentou que Eduardo leite poderá falar em novo depoimento. “Vamos colaborar. Ele poderá admitir (atos ilícitos) se forem verdade e colocar a mão à palmatória”, afirmou Mariz de Olveira

Outro assunto abordado foi a fala do delegado Márcio Adriano Anselmo, da Polícia Federal, que admitiu ter errado ao relacionar o atual diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, entre os que teriam recebido dinheiro do esquema bilionário de lavagem de dinheiro envolvendo a estatal. No início da tarde, o juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, pediu esclarecimentos à PF sobre o envolvimento ou não de Cosenza no caso, depois de declarar, nos autos da Operação Lava Jato, que não havia sido informado de qualquer “prova concreta” da atuação do diretor no propinoduto.

Um último assunto de destaque do programa de hoje foi a entrevista coletiva que o ex-ministro da Fazenda em atividade, Guido Mantega concedeu nesta quarta-feira. A uma plateia de jornalistas, ele citou o crescimento do IBC-Br, o que, segundo ele, indicou que a recessão pode não ter acontecido. Abre aspas: “Isso significa que a economia está voltando a aquecer gradualmente. Porque o crédito voltou, as vendas de automóveis voltaram, o comércio varejista também teve um bom resultado em setembro. Estamos em uma recuperação. (?) Vocês não estão percebendo isso? Estão olhando só estas outras notícias da economia”.

Ouça a análise do assunto no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.