Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (21/01/2015)
Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (21) em “Os Pingos Nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou sobre a ausência da presidente Dilma Rousseff no Fórum de Davos, na Suíça, o qual ela mandou Joaquim Levy em seu lugar.
Para Reinaldo, a “marquetagem” está dando instruções para que a presidente não ligue seu nome a medidas impopulares e que deixe Levy “se virar” (saiba mais no editorial completo).
Mona Dorf trouxe em seu destaque a previsão do FMI de redução de investimentos na América do Sul. De acordo com o diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI, Alejandro Werner, a boa notícia para o Brasil vem do plano da nova equipe econômica, mas ela deve crescer menos que 1/4.
Para o Brasil, o problema será a longo prazo e a fraqueza permanente nos preços do petróleo pode limitar o potencial de desenvolvimento da camada do pré-sal.
Outro destaque de Mona foi o aumento de imposto sobre crédito, que passará a valer a partir desta quinta-feira (21).. A alíquota, que era de 1,5% foi restabelecida para sua taxa original de 3%. A mudança representa um maior custo nos empresários ao consumidor.
O terceiro destaque de Mona Dorf é o de que a indústria de São Paulo tem o pior desempenho em cinco anos, de acordo com a Fiesp. Cerca de 60% da sindústrias paulistas avaliaram a atividade econômica do 2º semestre de 2014 como pior que a do mesmo período de 2013.
Patrick Santos destacou a crise energética do país. Ontem (20), em Brasília, um dia após o apagão que atingiu 11 estados e o Distrito Federal, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga anunciou um rearranjo de distribuição de energia para tornar mais confiável o fornecimento no Sudeste; evocou a brasilidade de Deus para garantir que não vai faltar energia.
No entanto, nada disso seria necessário se o governo tivesse entregado as obras do setor elétrico dentro do prazo e seguisse um planejamento estratégico.
Uma reportagem do Jornal O Globo desta quarta-feira mostrou que a expansão da capacidade de geração e transmissão de energia no país está atrasada em quatro anos.
Outro destaque de Patrick foi o apagão que ocorreu nesta tarde em Brasília. Nesta quarta, um apagão atingiu o centro de Brasília na hora do almoço. Segundo a Companhia Energética de Brasília, houve uma falha na Subestação 2, que serve a região. Moradores e comerciantes da Asa Sul dizem que os blecautes são cada vez mais frequentes.
Outros destaques do programa foram:
– Uma pesquisa feita pela consultoria Boston Consulting Group em todo o mundo revelou que um terço das pessoas ficaria um ano sem sexo – mas não sem celular. O levantamento mostra ainda que 64% dos entrevistados aceitariam abrir mão de jantares em restaurantes por um ano, mas não ficariam sem seus celulares; e 50% abririam mão de viagens de férias, mas não abririam mão de seus celulares.
– O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, prometeu ontem mobilizar a oposição no Congresso para derrubar os ajustes fiscais propostos pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy e pela presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a petista “trai os compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral” ao vetar a correção de 6,5% da tabela do imposto de renda, aumentar impostos e elevar o preço da gasolina. “O pacote de medidas anunciado pelo governo aumentará o preço de combustível, cosméticos, produtos importados e operação de créditos. Trata-se de mais um exemplo do estelionato praticado na campanha eleitoral para reeleger a presidente. Os discursos e programas de TV do PT abusaram do terrorismo político, afirmando que a oposição promoveria arrocho, aumento de impostos e redução dos benefícios sociais. Não era verdade. O PT está fazendo o que falsamente disse que a oposição faria”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.