Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (27/01/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (27) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou o anúncio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de que o governo pagará uma bolsa mensal a famílias de bebês com microcefalia. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
LULA X LAVA JATO – Nesta quarta, a PF deflagrou a 22ª fase da Lava Jato, batizada de Triplo X, que investiga a atuação casada entre a offshore Murray e a empreiteira OAS. As suspeitas são de que imóveis no condomínio Solaris, construídos pela OAS, estejam sendo utilizados para camuflar o pagamento de propina do escândalo do petrolão. Documento elenca o tríplex de Lula nesse condomínio, no Guarujá (SP), como um dos imóveis que indicam “alto grau de suspeita” quanto à real titularidade.
VACCARI – A mulher do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, Gilselda Rousie de Lima, declarou em seu imposto de renda que é dona de um apartamento no Guarujá que está registrado em nome de uma funcionária da OAS. A força-tarefa da Lava Jato suspeita que o imóvel tenha sido usado para lavagem de dinheiro que o ex-tesoureiro teria recebido como suborno da empreiteira.
DILMA X LAVA JATO – A presidente Dilma se recusou a responder diretamente se a última fase da Lava Jato se aproxima de Lula, e disse que são levantadas “acusações e insinuações” contra o petista.
RANKING – Entre 2014 e 2015, o Brasil caiu 7 posições em um ranking mundial sobre corrupção e ficou em 76º lugar em um total de 168 países. Responsável pela pesquisa, a ONG Transparência Internacional atribuiu o péssimo resultado aos escândalos no governo federal, como e mensalão e o petrolão.
MOTTA – Integrantes do governo dão como certa a vitória de Hugo Motta na disputa pela liderança do PMDB na Câmara. Com a desistência de Leonardo Quintão, Motta deve receber todos os votos de peemedebistas favoráveis ao impeachment.
CUNHA X AFASTAMENTO – De acordo com a Folha, o ministro Ricardo Lewandowski teria dito ao Palácio que hoje não há elementos para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. O Supremo tomará a sua decisão sobre o caso no mês que vem.
DESEMPREGO – Pesquisa divulgada pela Fundação Seade mostra que a região metropolitana de São Paulo é uma das que mais sofreram com a crise econômica. O número total de desempregados avançou 23,8% entre 2014 e 2015.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.