Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (27/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 27/08/2014 19h05

No programa Os Pingos nos Is desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram e opinaram sobre os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque nesse 27 de agosto de 2014.

Em seu editorial de abertura do programa, Reinaldo Azevedo falou sobre as polêmicas envolvendo o avião da campanha do PSB que transportava Eduardo Campos e Marina Silva.

Reinaldo cita reportagem do Jornal Nacional desta terça-feira (26) que evidenciaria “a existência de um esquema obviamente criminoso envolvendo o avião”.

“Não estou aqui a inferir que Marina soubesse, necessariamente, das tramoias e das lambanças”, afirma Reinaldo. “A questão principal, no que lhe diz respeito, é de natureza política, não penal”, aponta.

“Qualquer coisa que não seja a admissão de um crime eleitoral escancarado, óbvio, indisfarçável, será apenas expressão de uma farsa”, critica Azevedo.

Mona Dorf destacou também a matéria do programa jornalístico da Globo. A apuração mostra que documentos indicam a existência de empresas fantasmas na compra do avião em que morreu Eduardo Campos

Ainda sobre o tema que envolve as eleições, Patrick Santos destacou que o PT assumiu pela primeira vez o risco de derrota nas eleições de outubro, após resultado da pesquisa IBOPE de terça que mostra Marina vencendo no segundo turno com 9 pontos de vantagem sobre Dilma.

Em evento nesta quarta, Aécio falou que “o Brasil não é lugar para amadores”. Dilma cumpriu agenda no Rio visitante restaurante popular em Bangu, no Rio de Janeiro, mas não deu entrevista, sequer discursou. Marina Silva dará entrevista ao Jornal Nacional mais tarde, cuja repercussão noticiará a Jovem Pan Online.

Eles também comentaram o debate presidencial na Band da terça. Reinaldo Azevedo criticou o tamanho longo (mais de 3 horas) do programa e a presença dos chamados candidatos “nanicos”, com pouca porcentagem de intenção de voto, sendo que a disputa está entre três candidatos principais.

Reinaldo também avaliou os discursos dos participantes, elogiando o desempenho de Aécio Neves e examinando a postura de Marina Silva.

Para o comentarista Jovem Pan, o discurso de Marina é a dialética na qual falta a síntese. “Possui tese, antítese, mas não tem a síntese”, diz. “É de deixar qualquer Hegel de cabelo em pé”.

Outras notícias que foram destaque durante o programa foram:

  • O Tribunal de Contas da União adiou, pela terceira vez, a decisão sobre o bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster;
  • O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, minimizou, hoje, seu mau desempenho na pesquisa Ibope divulgada ontem, na qual aparece com apenas 5%;
  • Na disputa ao Senado por São Paulo, o ex-governador José Serra, do PSDB, tem 33% das intenções de voto, o petista Eduardo Suplicy aparece com 24% e o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do PSD, tem 7%.
  • Na disputa ao Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) disse: “Vou ganhar no primeiro turno”. Garotinho subiu de 21% para 28% das intenções de voto. Marcelo Crivella, do PRB, mantém os mesmos 16%, Luiz Fernando Pezão (PMDB) cresceu de 15% para 18% e o petista Lindbergh Farias oscilou de 11% para 12%.
  • Por seis votos a um, o TSE manteve barrada a candidatura do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, do PR, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Mesmo quando a decisão é dentro da minha concordância, eu não gosto quando frauda a lei”, comenta Reinaldo Azevedo, citando inclusive decisão do STF que estabelecia o casamento gay, questão da qual Reinaldo é a favor – mas contraria a Constituição.

  • O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta que o projeto das ciclovias na cidade “é caminho sem volta”. O petista pretende criar até o fim da sua gestão 400 km de vias segregadas aos ciclistas. Sua ideia-fixa anterior foi a dos corredores de ônibus.
  • Nesta quarta foi divulgada a segunda pesquisa Ibope com as intenções de voto para governador do estado da Bahia. Paulo Souto, do DEM, lidera com 44% e venceria no primeiro turno. Em seguida, aparece Rui Costa, do PT, com 15%. Lídice da Mata, do PSB, tem 9%. (Pesquisa TSE 00433/2014)
  • A morte de Eduardo Campos parece ter alavancado a candidatura de Paulo Câmara, do PSB. Há um mês, o aliado de Campos tinha apenas 11% dos votos; agora, aparece com 29% no Ibope. Armando Monteiro, do PTB, segue na frente, mais caiu de 43% para 38%.
  • Em Minas Gerais, o petista Fernando Pimentel descolou bastante do adversário tucano, Pimenta da Veiga. Se a eleição fosse hoje, o candidato do PT teria 37% dos votos, contra apenas 23% do adversário. Numa simulação de segundo turno, Pimentel obtém 46%, contra 26% de Pimenta.
  • Já para o Senado mineiro, a liderança do PSDB é mais do que folgada. O ex-governador Antonio Anastasia está com 45% dos votos contra apenas 10% do segundo colocado, Josué Alencar, do PMDB, com 10%.

Ouça mais detalhes das notícias listadas acima, além dos comentários dos jornalistas Jovem Pan. no áudio do programa completo acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.