Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (03/12/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2015 14h33

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (03) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou a reação positva do mercado ao início do processo que pode levar ao impeachment de Dilma. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CUNHA X DILMA – Cunha acusou Dilma de ter “mentido à nação” ao ter dito que jamais aceitaria qualquer barganha contra o funcionamento das instituições democráticas. Segundo ele, ontem a presidente teve um encontro com o deputado federal André Moura (PSC) e ofereceu o arquivamento do processo de cassação do mandato contra Cunha em troca da recriação da CPMF.

CUNHA X WAGNER – Em resposta à declaração de Cunha, o ministro da Casa Civil Jaques Wagner negou que Dilma tenha mentido sobre não aceitar barganha e acusou o presidente da Câmara de usar a “ameaça como prática”. Ele disse: “Quem mentiu foi ele. O deputado André Moura não esteve com a presidente Dilma, esteve comigo”.

STF – O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) protocolou hoje no STF um mandado de segurança contra a decisão de Cunha, que admitiu a denúncia contra Dilma. O parlamentar argumenta que Cunha não poderia ter acolhido a denúncia sem pedir uma manifestação de Dilma “violando os princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório”.

COMISSÃO – Cunha marcou para segunda (7) a sessão que escolherá os 65 integrantes da comissão especial que analisará a abertura do processo de impeachment contra Dilma. O bloco governista contará com 36 de 65 integrantes; a oposição terá 17 e o restante será formado por partidos nanicos e os que se declaram independentes, como a Rede e o PSOL.

RECESSO – O senador Aécio Neves defendeu a suspensão do recesso de fim de ano para que o Congresso possa decidir sobre o processo de impeachment de Dilma. Segundo o tucano, a proposta já tem até maioria nas duas casas legislativas. O líder do PT na Câmara, Sibá Machado, também é a favor da suspensão do recesso.

TEMER X IMPEACHMENT – O vice-presidente Michel Temer afirmou à Dilma estar “à disposição” para ajudar a traçar a defesa do governo no processo de impeachment. Os auxiliares da presidente avaliam que é preciso ter o vice por perto, ajudando nas articulações, para que ela não fique isolada e sem o apoio do maior partido de sua base aliada, o PMDB.

MBL – O Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua marcaram para 13 de dezembro manifestações pelo país em defesa do impeachment de Dilma. Em São Paulo, o encontro será na Av. Paulista.

CUT – O presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que aceitar a denúncia contra Dilma foi um ato de “desespero de Cunha, que deveria estar preso”. Freitas garantiu que a CUT e os movimentos sociais farão manifestações em apoio à presidente nos próximos dias. A 1ª está marcada para amanhã em Brasília. Segundo ele, será um “ato contra o golpe e contra o retrocesso na democracia”.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.