Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (07/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2014 19h33

No programa Os Pingos nos Is desta quinta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Veja abaixo algumas das notícias que foram abordadas nesta edição.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou sobre o desejo do PT de querer “um regime de lobo entre lobos”, afirmando que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, tirou a “pele de cordeiro”. “É sob pressão que os homens revelam a sua real natureza. Em condições, vamos dizer, estáveis, normais, quase todos somos cordeiros. A questão é saber o que basta para despertar o lobo sanguinolento que habita nossas almas. Então todos temos em nós lobos e cordeiros? É possível que sim; talvez essa dualidade faça parte da nossa natureza. Mas é por meio da razão, das escolhas morais, das escolhas éticas e, sim! das escolhas ideológicas que um ou outro se sobressai. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, construiu uma carreira política que o identificava com um cordeiro, mesmo fazendo parte do PT. Como um dos principais aliados de Antonio Palocci, por exemplo, nos primeiros tempos do governo Lula, ajudou a conter a alcateia partidária que queria pôr fogo na floresta da economia com seu socialismo rombudo e desinformado.

Mas, agora, diante da possibilidade de seu partido perder a eleição presidencial — e isso nunca pareceu tão possível desde 2002 —, eis que o cordeiro de Bernardo já não dá balidos, e o que se ouve é o rosnado do lobo. Em entrevista à Folha e ao UOL, o ministro tenta fazer passar por normal um crime contra a democracia e tenta transformar em crime contra a democracia a normalidade do debate. Explico.

Referindo-se à tramoia organizada pelo PT, pelo Palácio do Planalto e pela Petrobras para fraudar a CPI, afirmou: “Isso vem desde Pedro Álvares Cabral. Porque, na primeira CPI, já deve ter acontecido isso. A não ser que a gente queira fingir que nós somos todos inocentes, que somos muito hipócritas, e falar: ‘Não, isso não acontece’””, disse o apresentador.

Outro assunto comentado no programa foi a tomada de Karakoch, maior cidade cristã do Iraque, por terroristas do Estado Islâmico do Levante e do Iraque. A ocupação provocou a fuga de dezenas de milhares de pessoas. Sem saber o que fazer diante do caos no local, o governo americano está considerando, desde bombardeios a bases terroristas até o lançamento de comida e medicamentos, por aviões, para ajudar a população acuada pelos terroristas. Ameaçados de morte pelos jihadistas, os foragidos sofrem com o calor e a falta de comida e água.

Os apresentadores falaram também do encaminhamento feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal de um parecer defendendo que o mensaleiro petista José Genoino termine de cumprir sua pena em casa. O ex-presidente do PT participou de 2 cursos à distância e trabalhou na biblioteca da Papuda para abater parte de sua condenação. A recomendação do chefe do Ministério Público será analisada pelo novo relator do mensalão do PT, o ministro Luís Roberto Barroso. O mensaleiro petista tenta cumprir a pena em casa desde que foi preso, no ano passado. Na época, o pedido foi negado pelo ministro Joaquim Barbosa, com base em laudos médicos.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa desta quinta-feira, esses e outros assuntos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.