Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (10/12/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2015 15h00

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (10) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o ministro do STF Luiz Edson Fachin, que irá propor um novo rito para o impeachment, desde o início da tramitação da denúncia, na Câmara, ao julgamento, no Senado. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

NOVO RELATOR – O Conselho de Ética da Câmara oficializou nesta quinta o deputado Marcos Rogério (PDT) como novo relator do processo de cassação de Cunha. O parlamentar afirmou não ter medo de pressões e disse que votará pela abertura do processo contra o presidente da Câmara.

BRIGA – A sessão desta quinta no Conselho de Ética ficou marcada por agressões entre os deputados Zé Geraldo (PT) e Wellington Roberto (PR). Os dois bateram boca depois que o petista disse: “a turma do Cunha quer bagunçar”. Roberto avançou em direção a ele e o acertou com a mão aberta.

OAB X CUNHA – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, condenou as manobras de Cunha no Conselho de Ética da Câmara. Segundo ele, se necessário, a Ordem está pronta para ingressar no Supremo com uma ação para garantir o funcionamento do colegiado. Ontem, Cunha conseguiu trocar o relator do processo sobre a perda de seu mandato.

RENAN X CUNHA – Segundo O Globo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que Cunha pode ser preso em função das seguidas manobras que adotou para protelar o processo contra ele no Conselho de Ética. “A influência dele – Cunha – na comissão vem desde lá de trás. Mas, se ele continuar destituindo relator, trocando líder, manobrando com minorias, vão acabar decretando a prisão dele”, teria dito.

EXONERAÇÃO – A presidente Dilma exonerou o vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto. Aliado de Cunha, ele foi indicado pelo peemedebista para o cargo e era responsável pelas loterias federais e pelo FGTS.

DOAÇÕES x CAMPANHA – O presidente do TSE, Dias Toffoli, disse que com o fim das doações de empresas para campanhas eleitorais, há o temor de que dinheiro de organizações criminosas e do narcotráfico abasteçam candidaturas. Já Gilmar Mendes esboçou receio de que o novo sistema infle a prática de caixa dois.

ESQUERDAS – CUT, UNE, MST e MTST prometem realizar em 16 de dezembro “a maior mobilização da esquerda brasileira contemporânea desde o impeachment de Collor” em várias cidades do país. O ato será em defesa do mandato de Dilma, o fim do ajuste fiscal e a saída de Cunha da Câmara.

MBL – No próximo domingo (13), o Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua promoverão um protesto a favor do impeachment de Dilma em várias cidades do país.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.