Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (11/06/2015)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (11) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o discurso que Rui Falcão, presidente nacional do PT, fará na abertura do 5º Congresso Nacional do partido.
“O discurso de Falcão traz uma coleção assombrosa de bobagens e mistificações que indicam uma de duas coisas: ou elas inviabilizam o PT como alternativa de poder, e isso será bom para o país; ou o PT continuará, por vontade do eleitor, a ser um partido viável, e, nesse caso, inviável é o país”, disse (saiba mais no editorial completo).
Outros destaques do programa foram:
– 35 dos 63 deputados da bancada do PT na Câmara assinaram o manifesto crítico ao governo Dilma, intitulado “Mudar o PT para continuar mudando o Brasil”. O texto propõe a revisão da política de alianças para as próximas eleições, traz duras críticas ao ajuste fiscal e ainda pede a convocação de um novo encontro, em novembro, para mudar a direção da sigla.
– Neste Congresso, o PT deve anunciar a decisão de abolir a contribuição obrigatória dos filiados do partido que não ocupem cargos públicos ou suas assessorias.
– No dia 27 de maio, cinco homens – um de 41 anos e quatro entre 15 e 17 – estupraram quatro garotas na cidade de Castelo do Piauí (PI). Uma delas, Danielly Rodrigues, não resistiu aos graves ferimentos e morreu no início da noite de domingo, após 10 dias internada. Outras duas ainda estão no hospital.
– A CPI da Petrobras teve um dia cheio nesta quinta. Os deputados aprovaram 140 requerimentos, entre eles, a convocação do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, para explicar as doações de 3 milhões de reais feitas pela empreiteira Camargo Correa.
– Além de Okamoto, os parlamentares irão convocar o tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff em 2010, José de Filippi, o ex-ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e Milton Pascowitch, acusado de operar o pagamento de propinas pela Engevix a José Dirceu.
– A comissão também aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do ex-ministro José Dirceu e de sua empresa de consultoria entre o período de 2005 a 2015. Também será quebrado o sigilo do lobista da SBM Offshore Julio Faerman, de seus sócios e seus familiares.
– Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) se manifestou sobre o caso de antissemitismo ocorrido na Universidade Federal de Santa Maria.
– A Câmara dos Deputados retomou hoje a votação de pontos da reforma política e aprovou, com ampla maioria, a redução da idade mínima para quem quiser se candidatar a deputado federal, estadual ou distrital de 21 anos para 18 anos.
– Na votação de ontem, por 311 a 134, a Câmara rejeitou a instituição do voto facultativo, conforme constava do relatório do deputado Rodrigo Maia, do DEM do Rio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.