Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (14/07/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (14) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre as esquerdas marcarem um protesto a favor de Dilma no mesmo dia de atos pró-impeachment. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
MORTE X BABENCO – Morreu nesta quarta, aos 70 anos, o cineasta Hector Babenco. Ele sofreu uma parada cardíaca após ser internado para tratar uma sinusite. Argentino radicado no Brasil, Babenco foi um dos mais importantes nomes do cinema no país e chegou a dirigir filmes em Hollywood com Jack Nicholson e Meryl Streep. Fez história com “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1976); “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980) e “O Beijo da Mulher Aranha” (1985).
MAIA X ROSSO – Com 285 votos, Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, foi eleito para a Presidência da Câmara dos Deputado. Ele assume um mandato-tampão de menos de sete meses, até 1º de fevereiro de 2016, sem direito à reeleição. PSDB, DEM, PPS e PSB se uniram em torno de Maia, enquanto o “centrão” e a ala do PMDB aliada a Cunha apoiara o nome de Rogério Rosso, do PSD do DF, que obteve 170 votos no segundo turno.
TEMER X MAIA – O presidente em exercício Michel Temer disse que ficou “felicíssimo” com a “conduta cívica” adotada pela Câmara durante o processo e que a escolha de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como novo presidente da Casa dará mais harmonia ao Legislativo.
MOREIRA X MAIA – Para o ministro da Secretaria Executiva do Programa de Parceiras e Investimentos, Moreira Franco, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, “terá condições de virar a página da crise política” e aprovar projetos importantes para o país.
CCJ – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou por 48 votos a 12 o relatório do deputado Ronaldo Fonseca (PROS) que recomendava a anulação da votação final do Conselho de Ética que aprovou a cassação do mandato de Eduardo Cunha. O processo vai agora para o plenário, que decidirá se cassa ou não o mandato do parlamentar.
CUNHA X REAÇÃO – Após derrota na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o deputado afastado Eduardo Cunha afirmou que entrará com um recurso no STF em 1º de agosto, na volta do recesso, apontando irregularidades no processo. Ele disse que recorrerá sempre que possível, pois assim estará exercendo seu direito de defesa.
MORO X TEMER – Em críticas à gestão Temer e o Congresso, o juiz Sérgio Moro disse que “até agora, o Poder Executivo e o Legislativo não fizeram uma contribuição significativa para os esforços do Brasil na luta contra a corrupção”. Para o magistrado, a “omissão” do governo federal “é decepcionante”.
LULA – Em viagem pelo Nordeste, Lula criticou a atuação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na Lava-Jato. Segundo ele, se alguém do MP ou da PF quiser mudar a República, “é melhor deixar o cargo e se candidatar a deputado ou senador e fazer política”. O ex-presidente ainda afirmou que “foi o PT quem tirou o tapete que encobria a corrupção nesse país”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.