Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (15/09/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2016 15h32

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (15) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo reforçou seu posicionamento sobre a denúncia do MPF contra Lula. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

LULA X DISCURSO – Em pronunciamento ao lado de aliados, Lula reafirmou sua inocência e disse que, caso seja comprovado contra ele qualquer ato de corrupção, iria a pé até a delegacia, “como os fiéis vão até Aparecida do Norte para pagarem seus pecados”. O ex-presidente também disse que “conquistou o direito de andar de cabeça erguida” e pediu respeito à sua família: “Querem me investigar? Que me investiguem. Eu só quero que sejam verdadeiros comigo. Eu só quero que respeitem a dona Marisa”.

MORO X AVALIAÇÃO – O juiz federal Sérgio Moro deve analisar a denúncia Lula na semana que vem, segundo a Folha. Moro está em viagem aos Estados Unidos, onde dará uma palestra na University of Pennsylvania sobre direito e ética.

TUCANOS X LULA – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ver com cautela as acusações do Ministério Público Federal contra Lula. Sobre o discurso do petista, o tucano disse: “O presidente Lula passa por um momento difícil. O que ele diz não vou contestar. Não cabe a mim ficar fazendo comentário sobre o que ele disse ou deixou de dizer. É o momento de ele estar desabafando”. Já o senador Aécio neves declarou que “o ex-presidente” deve ter “tempo para responder àqueles que o irão inquirir a partir de agora, que é a Justiça”.

BUMLAI – O juiz Sérgio Moro condenou o pecuarista José Carlos Bumlai a 9 anos e 10 meses de prisão por gestão fraudulenta e corrupção na Lava-Jato. O magistrado manteve a prisão preventiva do amigo de Lula, que voltou à cadeia no início de setembro, após tratamento de saúde. Outras sete pessoas foram condenadas. Bumlai é acusado de tomar um empréstimo de R$ 12 milhões em seu nome, junto ao banco Schahin, e repassar a quantia ao PT.

PIMENTEL X INDICIADO – A PF indiciou hoje o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e o empresário Marcelo Odebrecht no âmbito da Operação Acrônimo. Segundo os investigadores, Pimentel recebeu propina da Odebrecht e, em contrapartida, atuou na liberação de financiamentos do BNDES para obras da empreiteira fora do país.

CUNHA – O ministro do STF Teori Zavascki decidiu enviar a instâncias inferiores as duas ações penais em que o ex-deputado Eduardo Cunha é réu. Uma delas ficará sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro, na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, e a outra seguirá para o Tribunal Regional Federal, do Rio de Janeiro. Moro cuidará do processo pelo qual o ex-parlamentar é acusado de manter contas não declaradas na Suíça. O outro processo foi encaminhado para o Rio de Janeiro porque envolve a ex-deputada Solange Almeida.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.