Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (15/10/2015)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (15) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a oposição e Eduardo Cunha. “Às oposições cabe hoje atuar dentro do que for ética e moralmente correto para que Dilma seja afastada da Presidência. Reconhecer que Cunha está numa situação delicada e defender que ele se afaste da Presidência é aceitável, compreensível e até necessário”. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
FITCH – A agência de classificação de risco Ficth rebaixou nesta quinta a nota de crédito do Brasil de “BBB” para “BBB-“. Com o corte da nota, o Brasil está a um degrau do chamado “grau especulativo”.
REPERCUSSÃO – Líderes de oposição atribuíram ao governo o rebaixamento da nota de crédito do Brasil. Para o presidente do DEM, José Agripino Maia, o corte reflete a política econômica praticada por Dilma. Já Ronado Caiado (DEM) disse que o rebaixamento é resultado da estratégia de “poder pelo poder” adotada pelo Palácio.
LULA X DEPOIMENTO – O ex-presidente Lula prestou depoimento nesta quinta ao MPF no inquérito que o investiga por suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht. Ele afirmou “jamais ter interferido” em qualquer contrato celebrado entre o BNDES e empresas privadas.
LULA X BRASÍLIA – A Folha de S. Paulo informou que o ex-presidente Lula viajou à Brasília, com o objetivo de traçar uma estratégia para barrar o impeachment de Dilma. Ele teria se reunido com ministros, parlamentares do PT e com a própria presidente.
CUNHA – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, negou nesta quinta a informação de que estaria negociando em segredo com o governo federal para manter seu mandato e, em troca, ele não daria início ao processo de impeachment contra Dilma.
IMPEACHMENT – Os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, e os líderes de movimentos pró-impeachment Rogerio Chequer, Kim Kataguiri e Marcello Reis registraram em cartório nesta quinta mais um pedido de impeachment contra a presidente Dilma. O pedido deve ser protocolado na Câmara nesta sexta, para que Eduardo Cunha o aprecie.
PARTIDO DOS TRABALHADORES – O PT é o partido que 43% dos brasileiros menos gostam, segundo levantamento do Ibope feito em todo o Brasil em setembro. No total, 51% dos que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos apontaram o partido como o que menos gostam. O percentual cai para 31% para a faixa que ganha até um salário mínimo.
MENDES X IMPEACHMENT – O ministro do STF Gilmar Mendes ironizou as dificuldades do Palácio em reunir apoio em sua própria base aliada contra um movimento pelo impeachment da presidente Dilma no Congresso: “ninguém se mantém no cargo com liminar do Supremo”, disse.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.