Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (15/12/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2016 15h10

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (15) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo analisou a liminar do ministro do STF Luiz Fux, que determinou que a Câmara vote novamente o pacote anticorrupção. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

TEMER X MEDIDAS – O presidente Michel Temer apresentou medidas de estímulo à economia. Entre elas estão o incentivo ao crédito imobiliário, a redução do spread bancário, a redução dos juros no cartão de crédito e a regularização tributária para que empresas e pessoas físicas façam pagamentos parcelados de dívidas vencidas.

GILMAR – Em entrevista à Folha, o ministro do STF Gilmar Mendes disse que o ministro Luiz Fux deveria “fechar o Congresso de uma vez e dar a chave ao procurador Deltan Dallagnol [da Lava Jato]”. A declaração ocorreu em reação à decisão de Fux que, por meio de uma liminar, determinou que a Câmara vote novamente o projeto anticorrupção.

DENÚNCIA X LULA – A força-tarefa da Lava Jato apresentou nova denúncia contra Lula, acusando o de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados à Odebrecht. Foram denunciadas, ainda, oito pessoas, incluindo a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o empresário Marcelo Odebrecht e o ex-ministro Antonio Palocci. Segundo os procuradores, parte das propinas pagas pela Odebrecht em contratos da Petrobras foi destinada para a compra de um terreno em São Paulo onde seria construída a sede do Instituto Lula. A denúncia também sustenta que foi adquirido um apartamento em São Bernardo do Campo.

LAVA JATO X LULA – No texto da denúncia contra Lula, os procuradores do Ministério Público Federal afirmaram que o ex-presidente tinha “controle supremo” do esquema de corrupção e “dominava toda a empreiteitada criminosa, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”.

LULA X ODEBRECHT – Em delação premiada, o empresário Marcelo Odebrecht afirmou ter realizado pagamentos a Lula. A informação é do Valor Econômico, que apurou que esse dinheiro teria origem no departamento de propinas do grupo baiano. Segundo o jornal, o relato de Marcelo é coerente à linha de investigação da PF, que indica que o ex-presidente pode ter recebido até R$ 23 milhões de dinheiro sujo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.