Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (16/10/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2014 20h44

No programa Os Pingos nos Is desta quinta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram o debate realizado pela Jovem Pan, Uol e SBT e também outras notícias do dia. Confira abaixo os destaques deste 16 de outubro de 2014.

O debate entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) foi um dos principais assuntos comentados no programa, o qual Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos destacaram o que mais chamou a atenção deles no evento. Assuntos como as acusações mútuas de nepotismo, a agressividade dos dois candidatos, o ataque da petista ao tucano lembrando que ele foi parado e intimado a fazer o teste do bafômetro, entre outros destaques.

Os apresentadores falaram também da edição desta semana da revista britânica The Economist. Ela traz uma grande matéria a respeito das eleições presidenciais do Brasil. O artigo é CAPA da edição da revista para a América Latina

Com o título: “Por que o Brasil precisa Mudar” e com uma figura que faz lembrar uma triste Carmen Miranda estampada, a revista traz uma reportagem defendendo a saída da presidente Dilma Rousseff e a eleição de Aécio Neves.

O texto lembra que em 2010, quando Dilma foi eleita, o Brasil parecia finalmente fazer jus a seu imenso potencial.
– A economia crescia a 7,5% ao ano.
– Quatro anos depois, a economia patina e os avanços sociais andam em marcha lenta. E lembra que em junho do ano passado milhões de brasileiros saíram às ruas para protestar por melhores serviços públicos e contra a corrupção.

Depois de fazer um panorama das viradas que marcaram a corrida eleitoral no Brasil, o texto trata da atual situação econômica do país. Ao citar a crise econômica mundial – apontada por Dilma como a culpada pelo atual quadro brasileiro -, a revista salienta que o país tem se saído PIOR do que os vizinhos latino-americanos no enfrentamento da questão. Cita ainda a intromissão constante do governo federal nas políticas macroeconômicas e as tentativas de interferir no setor privado como responsáveis pela queda nos investimentos.

A Economist diz ainda que Dilma prejudicou a Petrobras e a indústria de etanol, mantendo o preço da gasolina contido à força “para mitigar o impacto de sua política fiscal frouxa”. Cita ainda os sucessivos escândalos que envolvem a estatal.

Outro assunto abordado foi que o Vaticano voltou atrás na questão dos homossexuais e divulgou nesta quinta-feira uma nova tradução do relatório preliminar do sínodo, diminuindo a abertura aos gays na Igreja Católica. O texto original continha uma seção inteira chamada “recebendo os homossexuais”, que pedia à igreja que lhes desse “espaço fraternal” e dizia que sua união constituía um “apoio precioso” aos parceiros. Na nova versão, o nome da sessão é “Auxílio aos homossexuais”, mencionando apenas o “apoio valioso”. A primeira versão perguntava, também, se a igreja era capaz de “acolher essas pessoas, garantindo-lhes um espaço fraterno nas comunidades”. A nova versão pergunta se a igreja é “capaz de auxiliar estas pessoas, garantindo-lhes um lugar de comunhão nas comunidades.” O relatório original, divulgado na segunda, havia sido muito criticado por bispos conservadores.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar no programa desta quinta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.