Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (20/11/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2014 18h55

No programa Os Pingos nos Is desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 20 de novembro de 2014.

Mais um investigado no esquema de corrupção na Petrobras está próximo de firmar acordo de delação premiada com a força tarefa da operação Lava Jato. Trata-se de Rafael Ângulo Lopes, apontado como o “homem da mala” do doleiro Alberto Youssef (controlava o cofre).

Segundo a Polícia Federal Lopez tinha como função fazer entregas de valores em dinheiro a clientes vips do esquema de corrupção na estatal, além de abastecer contas no exterior.

O Ministério Público Federal espera que ele confirme os responsáveis por receber dinheiro desviado de obras superfaturadas da Petrobras e indique as contas bancárias onde as propinas foram depositadas.

A Lava-Jato já sabe de pelo menos uma conta de Youssef em nome de Rafael Lopes na Europa. Depoimentos da ex-contadora do doleiro, Meire Poza, indicam que era ele quem fazia saques e pagamentos e viajava a mando de Youssef.

No dia em que a Operação foi deflagrada, a Polícia Federal apreendeu em um cofre na sala de Lopes na GFD Investimentos, R$ 1,39 milhão, U$ 20 mil, além de uma maleta com cerca de R$ 500 mil.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato, autorizou ontem o compartilhamento das investigações feitas até agora com vários órgãos públicos que atuam na área de fiscalização: Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.

Na decisão, o juiz diz que o conhecimento especializado do corpo técnico desses órgãos públicos certamente vai contribuir com as investigações.

Especificamente sobre a Receita Federal, Moro diz que o compartilhamento vai ajudar na identificação de eventuais crimes contra a ordem tributária.

Os apresentadores falaram também do o principal nome para assumir o Ministério da Fazenda, o presidente do Bradesco, Luis Carlos Trabuco. Ele não deve aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff. Nos bastidores, existem dois pontos que atravancam a ida de Trabuco para a pasta: questões societárias e de sucessão e o receio do executivo em relação à autonomia que teria no comando da Fazenda sabendo que a presidente interfere no dia a dia do Ministério. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Trabuco teria comentado com amigos próximos que tem dificuldades para aceitar o convite por causa de compromissos assumidos com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão. Dentro do banco, a ida de Trabuco para a Fazenda já é dada, inclusive, como descartada.

Outro assunto abordado foi a morte do o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar. Bastos foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007, durante o governo do ex-presidente Lula. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ele era um dos principais juristas e mais respeitados advogados criminalistas do país. Entre seus trabalhos mais famosos estão as acusações dos assassinos do seringueiro Chico Mendes e do jornalista Pimenta Neves, e as defesas do médico Roger Abdelmassih, de Thor Batista (filho do empresário Eike Batista acusado matar um ciclista) e do empresário Carlinhos Cachoeira. No julgamento do mensalão, ele defendeu ex-dirigentes do Banco Rural e, atualmente, defendia as empreiteiras Camargo Corrêa e Odebrecht na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O corpo de Márcio Thomaz Bastos será cremado às 8 horas da manhã desta sexta-feira, no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Ouça o programa completo no áudio acima.

PS: Por problemas técnicos, o áudio do programa foi inserido apenas na sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.