Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (22/09/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2016 15h59
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (22) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a Medida Provisória do ensino médio, anunciada nesta quinta-feira pelo Governo Federal. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

MORO X MANTEGA – O juiz Sergio Moro revogou, no início da tarde de hoje, a prisão do ex-ministro Guido Mantega, que havia sido detido temporariamente na Trigésima Quarta fase da Operação Lava Jato. O motivo foi a situação de saúde da mulher de Mantega, que passava por uma cirurgia no hospital Albert Einstein quando a operação ocorreu. O ex-ministro é acusado de solicitar ao empresário Eike Batista o repasse de 5 milhões de reais ao PT para pagar dívidas de campanha. 

MÔNICA MOURA X EIKE – A informação original de que Eike Batista pagou dívidas de campanhas do PT está num dos anexos do acordo de delação que Mônica Moura, mulher de João Santana, negocia com procuradores da força-tarefa da Lava Jato. Essa delação ainda não foi homologada pela Justiça, mas o vazamento dessa informação levou o empresário Eike Batista a procurar os investigadores da Operação e confessar em maio deste ano que fizera o depósito num banco na Suíça para o marqueteiro do PT e sua mulher. 
EIKE X DEPOIMENTO – Eike prestou o depoimento aos procuradores em 20 de maio deste ano, mencionado que o valor fora pedido pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A informação de que Mônica citou o dono da OSX como pagador de propina para o PT apareceu no jornal “O Globo” quatro dias depois. O empresário sabia que o “O Globo” detinha essa informação porque o jornal o procurou antes, para ouvir a versão do executivo sobre o depósito feito na Suíça. 
A OPERAÇÃO – Guido Mantega foi alvo da Trigésima Quarta fase da Operação Lava Jato, batizada de Arquivo X. No total, foram cumpridas 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão temporária e 8 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. A ação investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo obras do pré-sal.
MINISTROS X MANTEGA – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, comentou a prisão do ex-ministro Guido Mantega. Para Gilmar, essa foi uma ação que gerou “constrangimento a todos”: “Claro que ninguém vê isso com bons olhos. Todos esses episódios são extremamente tristes e não há o que comemorar aqui”. Questionado sobre o assunto, o decano do Supremo, ministro Celso de Mello, disse que não conhecia o caso, por isso não poderia opinar. 
FALCÃO X MANTEGA – O presidente do PT, Rui Falcão, ficou revoltado com a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Para o petista, o episódio de hoje foi mais um exemplo dos  abusos cometidos na Lava Jato – abre aspas: “Não é possível que as pessoas suportem esse tipo de violência. Ele é ex-ministro, tem endereço fixo, já foi feita uma busca e apreensão na casa dele e ele não fugiu. Apurem o que quiserem, mas isso não é aceitável.
LULA X MANTEGA – O ex-presidente Lula também criticou a prisão do ex-ministro Guido Mantega. Em entrevista à Rádio Povo, em Fortaleza, o petista disse estar “preocupado” com o comportamento da força-tarefa da Lava Jato. Assim como Rui Falcão, Lula afirmou que a operação deflagrada hoje poderia ser chamada de Boca de Urna, pois seu único objetivo seria atrapalhar o PT na eleição. Sobre Mantega, Lula afirmou que ele “é um homem que foi ministro da Fazenda, que tem residência fixa, e portanto poderia ser tratado como todo ser humano tem que ser tratado”.
PROTESTO – Manifestantes de esquerda realizaram atos contra o presidente Michel Temer em ao menos 17 estados ao longo desta quinta-feira. Os protestos fazem parte do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias, convocado pela CUT. Eles afirmam que a ação é contra a perda de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência. Os atos contam com apoio dos movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo.
SUPLICY X BRANGELINA – Um dos assuntos mais comentados dessa semana é a separação do casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie. O divórcio já foi confirmado. A imprensa especulou que a responsável pelo fim do relacionamento seria a atriz francesa Marion Cotillard. A decisão do término teria partido de Angelina e não teria nada a ver com traição. Sabe quem ficou muito triste com essa notícia? Eduardo Suplicy. O ex-senador e ex-secretário municipal postou uma foto de Angelina em seu perfil no Facebook e lamentou o episódio. 
TCU X BLOQUEIO – O Tribunal de Contas da União decretou o bloqueio de bens da ordem de 1 bilhão de reais das empresas Queiroz Galvão e Iesa, acusadas de superfaturamento de obras na Petrobras. José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal, e Renato Duque, ex-diretor, também tiveram bens interditados. Os ex-executivos Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco só não sofreram esse tipo de sanção porque fizeram acordo de delação premiada. 
  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.