Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (24/11/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2016 14h41

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (24) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a anistia ao caixa dois. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

ADIAMENTO – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu adiar nesta quinta a votação do parecer do pacote anticorrupção no plenário da Casa. Ele afirmou que vai continuar se reunindo com líderes partidários para estudar o texto até a próxima terça, e que, depois disso, a matéria seria levada novamente ao plenário.

ANISTIA X PROCURADOR – O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da força-tarefa da Lava Jato, fez uma espécie de apelo à sociedade para que ela se mobilize para barrar a anistia ao caixa 2: “Somente a sociedade pode impedir o que está sendo gestado no interior do Congresso Nacional” (…) “[A anistia] Acaba com a necessidade da Operação Lava Jato. O que vai ser aprovado [na Câmara] é uma anistia para a lavagem de dinheiro. Querem soltar presos da Lava Jato e do mensalão. O que está em jogo é muito maior.”

DELACÃO X ODEBRECHT – Um impasse por causa da participação de autoridades dos EUA na multa a ser aplicada à empresa pelos desvios na Petrobras atrasou a assinatura da delação premiada da Odebrecht na Lava Jato. A Odebrecht terá de pagar a Brasil, Estados Unidos e Suíça algo entre R$ 6 e R$ 7 bilhões ao longo de 20 anos. O Departamento de Justiça dos EUA quer que a parte que lhe cabe seja acrescida de cerca de 50 milhões de dólares. A empreiteira, porém, não está disposta a pagar mais pela multa, e o Ministério Público Federal não quer abrir mão do que vai receber.

JUCÁ X REPATRIAÇÃO – Segundo a Folha, uma manobra de redação no texto, relatado pelo líder do governo no Congresso, Romero Jucá, permitiu a liberação de parentes de políticos na nova rodada de repatriação. A oposição vai apresentar um recurso ao plenário do Senado para que a Comissão de Constituição e Justiça altere a redação final do projeto de lei, aprovado na quarta.

LULA X TESTEMUNHAS – A Justiça Federal no Paraná ouviu nesta quarta mais testemunhas de acusação na ação em que Lula é réu, por supostamente ter sido beneficiado por vantagens indevidas no caso do tríplex de Guarujá. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e o ex-deputado Pedro Corrêa afirmaram que não tinham conhecimento sobre o tríplex atribuído ao ex-presidente. Em todos os depoimentos, os advogados de Lula pediram a suspeição das testemunhas.

DEFESA X MORO – Os advogados de Lula, Cristiano Zanin Martins e José Roberto Barochio, reclamaram do que eles chamaram de “pré-julgamento” do juiz Sérgio Moro, que indeferiu pedidos e questionamentos da defesa e chegou a negar a palavra a um deles durante uma discussão. Para Batochio, Moro “implica com as perguntas da defesa; já com o Ministério Público, tudo bem, é tudo faca quente na manteiga”.

SEGUNDA INSTÂNCIA – A Oitava turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região absolveu ontem dois executivos da OAS condenados pelo juiz Sérgio Moro na Lava Jato. São eles: o ex-diretor financeiro Mateus Coutinho de Sá, que havia sido condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e de pertencer a organização criminosa; e o engenheiro civil Fernando Augusto Stremel Andrade, que foi sentenciado a quatro anos de reclusão por lavagem de dinheiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.