Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (28/04/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (28) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo criticou a declaração de Nobel da Paz, que chamou o impeachment de golpe. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
BOLSA FAMÍLIA – A presidente Dilma estaria disposta a elevar o valor do Bolsa Família, que ficou congelado em 2015. Auxiliares da petista dizem que será na faixa de 5%. O anúncio seria feito no Dia do Trabalho, em evento com sindicalistas em São Paulo.
MOREIRA – Próximo ao vice Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco chamou de “atitude vândala” a possibilidade de integrantes da gestão Dilma boicotarem a transição para o próximo governo. Ele disse acreditar que a petista não permitirá que sua equipe adote tal procedimento, pois isso seria agredir os próprios interesses do país.
NOVAS ELEIÇÕES – Um grupo de senadores entregou uma carta destinada à Dilma pedindo que ela renuncie e apoie ou a PEC das novas eleições ou uma proposta de plebiscito sobre o fim do governo. Consultados sobre o assunto, Lula e a ex-senadora Marina Silva foram favoráveis à proposta. Já Aécio Neves sustentou a inviabilidade constitucional de novas eleições.
DILMA X MOVIMENTOS – Segundo a Folha, Dilma estuda se reunir amanhã com os movimentos de esquerda para consultá-los sobre a hipótese de convocação de novas eleições. A base social do governo está dividida. Representantes da CUT e MST discordam da proposta.
RENAN – Em encontro com Michel Temer e Aécio Neves, o presidente do Senado Renan Calheiros rechaçou o debate sobre novas eleições: “Qualquer cenário neste momento que signifique alterar a Constituição é muito difícil porque estamos vivendo um momento de crise, de conturbação política, econômica”, disse.
LAVA JATO – A força-tarefa da Lava Jato apresentou duas novas denúncias contra 17 pessoas suspeitas de participação no petrolão. Entre os denunciados, estão o ex-marqueteiro do PT João Santana e a sua mulher, Monica Moura. Também são acusados Marcelo Odebrecht e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Os quatro são acusados dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
MENDES – A Controladoria-Geral da União declarou a Mendes Júnior “inidônea”, proibindo a empreiteira de assinar novos contratos com a administração pública por dois anos. Essa foi a 1ª vez desde o início da Lava Jato que uma companhia acusada de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras sofre esse tipo de sanção.
PIMENTEL – O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nomeou hoje a sua mulher, Carolina de Oliveira, como secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Ela é investigada na Operação Acrônimo sob suspeita de ter recebido, por meio de sua empresa, a Oli Comunicação, valores que teriam sido transferidos para a campanha do petista em 2014.
CUNHA X STF – O ministro do STF Teori Zavascki afirmou que vai levar para discussão do plenário a tese de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, precisa se afastar do cargo por estar na linha sucessória da Presidência da República, uma vez que ele foi transformado em réu na Lava Jato.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.