Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (29/01/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2015 19h20
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (29) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou sobre a defesa de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, ter arrolado como testemunha nomes como Jaques Wagner (atual ministro da Defesa), Arlindo Chinaglia e Paulo Bernardo, além de Paulinho da Força, Arnaldo Jardim, Jorge Tadeu Mudalen e Jutahy Magalhães.

Ao contrário de Nestor Cerveró, que recuou ao chamar Dilma, a defesa de Ricardo Pessoa parece disposta a “ir fundo” (saiba mais no editorial completo).

Mona Dorf trouxe em seu destaque o balanço divulgado pelo Ministério Público Federal em um hotsite sobre a Operação Lava Jato. Segundo esse levantamento, foram contabilizados desvios de 2,1 bilhões de reais da Petrobras. Do montante, 450 milhões de reais já foram recuperados e 200 milhões de reais são bens dos réus, já bloqueados. Os dados foram atualizados em dezembro do ano passado.

Até a data, 279 processos haviam sido instaurados, com 150 pessoas e 232 empresas investigadas. Haviam sido realizadas 161 buscas e apreensões, 37 mandados de condução coercitiva e cumpridos 60 mandados de prisão.

Patrick Santos destacou a determinação da Justiça do Rio de Janeiro de bloquear bens e quebrar sigilo fiscal e bancário do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e outros ex-executivos da estatal, entre eles Renato Duque.

Eles são acusados em ação que investiga denúncias de superfaturamento e favorecimento à empreiteira andrade gutierrez em obras contratadas pela estatal.

Segundo o Ministério Público, foram identificados sobrepreços nos contratos de mais de 11.000%.

Outros destaques do programa foram:

– As contas do governo central fecharam 2014 com um déficit primário de 17 bilhões 242 milhões de reais. O resultado é inédito: esse foi o primeiro déficit desde o início da série histórica do Tesouro, em 1997. Só para comparação, em 2013, o governo central havia economizado quase 77 bilhões de reais, ou seja, teve um superávit no período.

– O Banco Central divulgou nesta quinta a ata da última reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária. E de acordo com o BC, as tarifas e preços controlados pelo governo devem subir, em média, 9,3% em 2015 – a previsão anterior, feita em dezembro, era de 6%. A instituição trabalha hoje com estimativas de alta de 8% no preço da gasolina e de 27,5 % no preço da conta de energia elétrica.

– Há na imprensa hoje a notícia de que o rodízio de água na Grande São Paulo pode começar na primeira quinzena de abril. O racionamento, se houver, começaria na região abastecida pelo sistema Cantareira que, na capital, atende toda a zona norte e partes das regiões leste, oeste, centro e sul.

– O Conselho Regional de Medicina reprovou mais da metade dos médicos formados em São Paulo. Dos 2 mil, 891 recém-formados, só 45% acertaram mais de 60% do conteúdo da prova. O índice de reprovação foi de 33%. Entre as particulares, a taxa foi quase o dobro: de 65,1%.

– O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, admitiu hoje que o governo pode “ajustar” as alterações que fez no seguro-desemprego. O Planalto tem um encontro marcado para o dia 3 de fevereiro com centrais sindicais para debater as mudanças no acesso aos benefícios trabalhistas.

– O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad lançou hoje o projeto “Transcidadania”. A ideia é pagar uma bolsa mensal de 840 reais para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social. Além da bolsa, também será oferecido tratamento hormonal aos acolhidos pelo programa, para tentar evitar que recorram a métodos inseguros de mudanças no próprio corpo.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.