Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (30/03/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2017 14h06

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (30) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o parecer da Procuradoria- Geral Eleitoral em relação à chapa Dilma-Temer. Saiba mais no editorial completo.

ADRIANA – Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio Sergio Cabral, chegou ontem ao seu apartamento no Leblon, onde passará a cumprir prisão domiciliar. Acusada de integrar o esquema de corrupção liderado por seu marido, também preso, Adriana estava presa preventivamente desde dezembro. Ela foi autorizada a cumprir prisão domiciliar com base em uma norma do Código de Processo Penal que permite a mudança de regime de mulheres que tenham filho de menos de 12 anos e estejam cumprindo prisão preventiva. Adriana tem dois filhos, um de 11 e outro de 14 anos.

MORO X ABUSO DE AUTORIDADE – O  juiz Sergio Moro afirmou que o projeto de abuso de autoridade sob relatoria do senador Roberto Requião representa uma ameaça à independência dos juízes. Segundo ele, seu receio “é que magistrados passem a ter medo de tomar decisões que possam eventualmente ferir interesses especiais, ou que envolvam pessoas política e economicamente poderosas”.

MORO X CUNHA – O juiz Sergio Moro condenou o ex-deputado Eduardo Cunha a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele é acusado de receber propina no valor de 1,5 milhão de dólares em um negócio da Petrobras em Benin, na África. Cunha também foi condenado por ter ocultado os valores entre 2011 e 2014, enquanto era deputado.

CUNHA  X CARTA – Condenado, o ex-deputado Eduardo Cunha afirmou que o juiz Sergio Moro “quer se transformar em um justiceiro político” e tenta usá-lo como “seu troféu em Curitiba”. No Complexo Médico Penal, o peemedebista escreveu uma carta dizendo que a decisão de condená-lo é “política” porque tenta “evitar a apreciação do habeas corpus no Supremo Tribunal Federal”.

LAVA JATO X PP – A força-tarefa da Lava Jato anunciou que vai entrar com uma ação de improbidade administrativa contra o PP, cobrando a devolução de valores desviados na Petrobras pelo partido. O Ministério Público Federal pede o pagamento de R$ 2,3 bilhões em multas e ressarcimento aos cofres públicos. Também é solicitada a perda dos cargos, da aposentadoria especial de congressista e a suspensão de direitos políticos dos ex-deputados federais Pedro Corrêa, Pedro Henry, João Pizzolatti e Mário Negromonte, e dos deputados federais Nelson Meurer, Mário Negromonte Júnior, Arthur Lira, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Roberto Britto.

VOTAÇÃO – Por quatro votos, foi rejeitada a Proposta de Emenda Constitucional que autorizaria universidades públicas e institutos federais a cobrar por cursos de extensão e pós-graduação lato sensu. Foram 304 votos favoráveis e 139 contrários, sendo que uma PEC precisa de 60% de votos: na Câmara, 308, e no Senado, 49, em duas votações. O texto agora será arquivado.

BC – Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central indica “intensificação moderada” do ritmo de cortes da taxa básica de juros, que atualmente está em 12,25%. Segundo a instituição, a redução da Selic só é possível devido à “consolidação do cenário de desinflação” no país. O BC revisou para baixo sua projeção para o IPCA deste ano, que passou de 4,4% para 3,9%. Em 2018, a expectativa é que o indicador fique em 4,3%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.