Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (03/11/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 03/11/2014 19h43

No programa Os Pingos nos Is, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas das notícias que foram destaque neste 3 de novembro de 2014.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, alertou que a suprema corte do país não pode se converter num tribunal bolivariano. O magistrado chamou a atenção para essa possibilidade baseado no fato de que a represidenta Dilma irá indicar seis ministros do Supremo no seu próximo mandato. O primeiro será o substituto de Joaquim Barbosa, que pode ser escolhido ainda neste ano. O segundo em 2015, para a vaga de Celso de Mello; em 2016, para a de Marco Aurélio Mello, e, em 2018, para as de Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e Rosa Weber.

Os apresentadores falaram também da jovem americana de 29 anos que morreu no último sábado. Ela planejou suicídio assistido após ser diagnosticada com um câncer incurável no cérebro. Brittany Maynard anunciou que decidiu abreviar a própria vida para não sofrer mais com as dores e convulsões causadas pelo tumor e com os fortes efeitos adversos do tratamento paliativo – o câncer da jovem estava em um estágio irreversível. A moça cometeu o suicídio assistido ingerindo um medicamento prescrito para essa finalidade. Brittany morreu em sua casa em Portland, no estado do Oregon, um dos cinco nos Estados Unidos que autorizam esse tipo de procedimento para pacientes terminais. A notícia gerou muita comoção e vem gerando um debate intenso sobre a questão.

Outro assunto abordado foi o painel do clima da ONU. Neste domingo, em Copenhague, na Dinamarca, foi lançado um relatório em que afirma que se as emissões de CO2 não começarem a cair nesta década, será difícil impedir o planeta de ficar 2°C mais quente, o limite mais arriscado do aquecimento global. De acordo com o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudança Climática -, para que o planeta tenha 66% de chance de evitar cruzar essa fronteira, as emissões de carbono precisam cair até 70% por volta de 2050 e chegar a zero em 2100. Lembrando, Reinaldo, que esse foi o alerta mais firme feito pela organização em toda a história. Até, porque, a situação parece bastante preocupante.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta segunda-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.