Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (16/05/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (16) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre Alexandre de Moraes, novo ministro da Justiça: “Se palavras se transformarem em ações, então o país avançará”. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
MEIRELLES – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, adiou para amanhã o anúncio dos membros de sua equipe. O único nome confirmado até agora é o de Tarcisio Godoy como secretário-executivo, mas o mercado já dá como certa a nomeação de Ilan Goldfajn para presidir o Banco Central.
ESQUERDAS – A Folha ouviu 5 lideranças de movimentos sociais e todos disseram que não haverá diálogo com Michel Temer. A presidente da UNE, Carina Vitral, afirmou que os estudantes se mobilizarão contra um representante do povo “sem intenção de votos nas pesquisas”. Já Thiago Ferreira, coordenador do Levante Popular da Juventude, declarou que seu grupo “continuará perseguindo e escrachando Temer por onde ele for, denunciando seu papel como grande promotor do golpe”.
FALCÃO – O site do PT publicou um artigo do presidente da legenda, Rui Falcão, contra as medidas anunciadas pela gestão Temer. No texto, Falcão chama o presidente interino de “usurpador” e critica a entrevista do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele ainda ironizou o Ministério do peemedebista ao dizer que ele é “sem mulheres”, “sem negros”, mas “com vários investigados por corrupção”.
CUBA – E-mail enviado por diplomatas cubanos para instituições de todo o mundo revela que Cuba está fazendo campanha em órgãos internacionais contra o impeachment Dilma. No texto, que o Estadão teve acesso, a equipe do presidente Raul Castro replica a tese do PT de que Dilma foi alvo de um “golpe”. Os cubanos acusam Temer de ter recebido apoio da “grande imprensa reacionária e o imperialismo”.
EL SALVADOR – Em resposta ao presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, que afirmou que não iria reconhecer a gestão Temer, por considerar o afastamento de Dilma uma manipulação, o Itamaraty divulgou nota em que diz esperar que o governo de Cerén “reconsidere” as críticas feitas ao processo de impeachment e a decisão de chamar de volta sua embaixadora no Brasil.
MEC – Michel Temer vai manter sua decisão de juntar os ministérios da Cultura e da Educação. Segundo O Globo, depois de receber críticas do meio artístico, o peemedebista chegou a cogitar a ideia de transformar a Cultura em uma secretaria ligada diretamente à Presidência da República. A iniciativa, no entanto, não foi levada adiante porque, se a Cultura fosse vinculada à Presidência, os salários dos servidores aumentariam em até 50%.
INVASORES – O Palácio da Cultura Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, foi invadido hoje por coletivos culturais. A iniciativa foi motivada pela extinção do Ministério da Cultura anunciada pelo presidente em exercício, Michel Temer.
ENTREVISTA X TEMER – Em entrevista ao Fantástico, o presidente interino Michel Temer insistiu na necessidade de se respeitarem as instituições e voltou a se dizer um fiel cumpridor da Constituição. Ele reafirmou que não haverá cortes nos programas sociais.
TEMER – Houve panelaço em cidades de pelo menos cinco Estados durante a entrevista de Michel Temer ao Fantástico. Em meio ao barulho, houve gritos de “golpista”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.