Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (17/11/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2014 18h58

No programa Os Pingos nos Is desta segunda-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 17 de novembro de 2014.

o esquema investigado pela Operação Lava Jato envolvendo as maiores empreiteiras do país pode ter ido além da Petrobras e atuado também no setor elétrico. Esse é um novo foco das investigações do Ministério Público e a Polícia Federal.

De acordo com o jornal O Globo desta segunda-feira, documentos apreendidos com um dos presos, traz fortes indícios de desvios de obras em hidrelétricas.

A suspeita foi reforçada com a descoberta de uma planilha identificada como: Demonstrativo de Resultado, “Obra Jirau”, com contabilidade da Camargo Correia na obra da hidrelétrica construída no Rio Madeira, em Rondônia.

A tabela foi encontrada na mesa de João Procópio de Almeida Prado, acusado de ser o braço-direito do doleiro Alberto Youssef

A obra da hidrelétrica de Jirau, construida por um consórcio formado à época por participação da Camargo Correia, teve financimento de R$ 7,2 bilhões de reais do BNDES – um dos maiores aportes do banco.

Somente no setor eletrico as empresas citadas nas investigações participam de obras em pelo menos tres grandes empreendimentos, com valores bilionários, como é o caso de Belo Monte.

Os apresentadores falaram também da facção terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Eles divulgaram neste fim de semana mais um vídeo em que executa um refém, dessa vez, o americano Peter Kassig, sequestrado na Síria em 2013. Kassig é um ex-soldado que atuou no Iraque e, segundo a família, atualmente realizava trabalho humanitário para uma organização para ajudar refugiados sírios. Desde agosto, os criminosos do EI já assumiram a autoria da execução de, pelo menos, outros quatro reféns ocidentais.

Outro assunto abordado foi a divulgação do Banco Central nesta segunda-feira dos dados da economia brasileira que indicam o possível fim da recessão técnica. De acordo com a instituição, o índice de atividade econômica – IBC-Br, uma espécie de prévia do PIB, teve expansão de 0,6% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Essa foi a melhor taxa desde o segundo trimestre do ano passado, mas não chegou a compensar a queda de 0,8% medida entre março e junho deste ano. No acumulado de 2014, medido até setembro, a atividade econômica brasileira cresceu apenas 0,01%. Apesar da recuperação no trimestre, a estimativa de economistas do mercado financeiro ainda é de crescimento pífio no ano, perto de zero. A aposta é de 0,21% em 2014. Para o ano que vem, a ideia é que não haverá uma recuperação tão forte: a expectativa é de um aumento de apenas 0,8%.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta edição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.