Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (22/02/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (22) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o marqueteiro do PT João Santana, que teve a prisão decretada na 23ª fase da Lava Jato. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
LULA X INVESTIGADO – Relatório da PF na Operação Acarajé diz que Lula deve ser investigado pelo “possível envolvimento em práticas criminosas”. A suspeita se relaciona ao planejamento de gastos com a construção de uma nova sede do Instituto Lula e de que “outras propriedades pertencentes a Lula da Silva foram bancadas por recursos da empreiteira Odebrecht relativos a desvios do esquema da corrupção na Petrobras”.
JOÃO SANTANA – Segundo a PF, o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura, que tiveram prisão preventiva expedida nesta segunda tinham conhecimento de que o dinheiro transferido para suas contas no exterior era de “origem espúria”.
TRIPODI – Armando Ramos Tripodi, conhecido como Bacalhau, foi conduzido pela PF para prestar depoimento sobre uma reforma em sua casa, que teria sido feita com dinheiro irregular da Odebrecht. Bacalhau é um dos principais assessores do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
OPOSIÇÃO X TSE – Os partidos de oposição vão solicitar que as provas sobre os pagamentos feitos a João Santana no exterior sejam enviadas ao TSE. Eles querem adicionar os documentos à investigação no tribunal sobre a campanha à reeleição de Dilma, aberta a pedido do PSDB, que acusa a petista de ter se reelegido com abuso de poder político e econômico.
EMÍDIO X FALCÃO – Em crítica à nova fase da Lava Jato, o presidente do PT de São Paulo Emídio de Souza afirmou que as apurações são “sempre contra o PT” e nunca contra os outros. A posição de Souza foi diferente da apresentada pelo presidente nacional da legenda, Rui Falcão, que disse: “De acordo com essas informações, ele [Santana] vai prestar depoimento e vai explicar. Do ponto de vista do PT, as nossas declarações foram apresentadas à Justiça Eleitoral e todas as doações são legais. [A prisão de Santana] Não diz nada com relação ao PT”.
IBOPE – Pesquisa realizada pelo Instituto Ibope sobre as eleições presidenciais de 2018, com 6 possíveis candidatos, mostra que a rejeição ao ex-presidente Lula disparou 6 pontos em 4 meses e está em 61%. A de Marina Silva caiu 8 pontos; a de Ciro Gomes, 7; a de Geraldo Alckmin, 5; e as de Aécio Neves e José Serra oscilaram 2 pontos para baixo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.