Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (22/09/2014)
No programa Os Pingos nos Is desta segunda-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque nesta edição.
O prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad, está com uma nova ideia envolvendo as bicicletas. Agora, em conjunto com a vereadora Juliana Cardoso, também do PT, Haddad pretende dar um desconto no IPTU para empresas que criarem bicicletários, incentivando os funcionários a andar de bicicleta. Além disso, tem gente por aí fazendo um verdadeiro escarcéu com a pesquisa Datafolha divulgada no último domingo. Segundo esse levantamento, 80% dos paulistanos são favoráveis às ciclofaixas, 70% querem uma via para bicicletas na Avenida Paulista e 60% acreditam que a bicicleta é um meio de transporte viável para o dia a dia.
Apesar desse resultado, o número de adeptos é pequeno: 3% dizem usar a bicicleta com frequência, contra 77% que usam os ônibus e 48% que usam o Metrô. E mais: dois terços dos paulistanos nem sequer têm uma bicicleta, ou 32% possuem. Entre os que têm, 47% dizem já haver usado uma ciclovia da cidade. A maioria, porém, declara pedalar nessas vias no máximo duas vezes por semana.
Ainda falando sobre o prefeito Fernando Haddad, o Datafolha também pesquisou a avaliação do petista. Segundo o Instituto, o índice de quem considera sua gestão ótima ou boa subiu de 15%, em julho, para 22% em setembro, o primeiro aumento desde as manifestações do ano passado. A taxa de reprovação do prefeito, ou seja, de quem considera seu trabalho ruim ou péssimo, teve variação de 47% para 28%.
Os apresentadores falaram também do grupo extremista Estado Islâmico. Eles pediram que seus seguidores matem os cidadãos dos países que participam da aliança criada pelos Estados Unidos contra os jihadistas. O governo americano trabalha para construir uma coalizão internacional – integrada por enquanto por trinta países – para lutar contra os extremistas no Oriente Médio e destruir suas células e colaboradores em outros países. O porta-voz do grupo, Abu Mohammed al Adnani, disse em vídeo na internet:
“Se você pode matar um infiel americano ou europeu, especialmente o vingativo e sujo francês, ou um australiano ou um canadense, ou qualquer um dos infiéis que fazem a guerra. (…)então confie em Deus e o mate de qualquer maneira”.
Outro assunto abordado foi a recusa do juiz federal Sergio Moro ao acesso à delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa feito pela CPI Mista do Congresso, pela Controladoria Geral da União e pela própria estatal. De acordo com o magistrado do Paraná, a razão da negativa é simples: a delação é protegida por sigilo e será anulada caso seu teor seja conhecido antes da conclusão do julgamento. O juiz afirmou, no entanto, que a liberação dos documentos pode ocorrer no futuro.
Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta segunda-feira.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.