Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (23/11/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2015 14h56
  • BlueSky

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (23) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou a pesquisa divulgada pelo IPEA, de que o Brasil continuará apresentando altas taxas de violência até 2023. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CUNHA X RECURSO – Segundo a Folha de S.Paulo Cunha e seus aliados preparam um recurso à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara contra o que chamam de falhas na condução do caso envolvendo o peemedebista no Conselho de Ética.

PLANALTO X CUNHA – O ministro Jacques Wagner, da Casa Civil, convocou uma reunião para esta segunda (23) com deputados do PT que não concordam em apoiar Cunha. Alguns petistas temem que um confronto com o peemedebista prejudique o governo.

CUNHA X EDSON – O ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social, Edson Antônio, negou que o Planalto tenha orientado a bancada do PT a apoiar Cunha no Conselho de Ética da Câmara. Segundo ele, o partido tem “total autonomia” para construir suas posições dentro do Legislativo.

FHC X CUNHA – O ex-presidente FHC defendeu que Cunha renuncie ao cargo de presidente da Câmara: “Se ele tivesse um pouco mais de visão de Brasil renunciaria, mas, não tendo, vai ter que ser renunciado”, disse.

ALCKMIN X IMPEACHMENT – Em entrevista ao programa “Canal Livre” (Band), o governador Geraldo Alckmin disse que o impeachment da presidente Dilma “não enfraqueceu, apenas mudou de data”. Segundo ele, Dilma parece ser uma pessoa bastante séria, mas isso não anula o fato de que ela cometeu crime de responsabilidade.

AÉCIO – Em discurso, o senador Aécio Neves, disse que, mesmo sendo de oposição, o PSDB não vai deixar de contribuir para que o Brasil volte a “enxergar a luz no fim do túnel”. Ele prometeu uma atuação mais propositiva dos parlamentares tucanos.

ARGENTINA – O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, disse que buscará a suspensão da Venezuela do Mercosul devido a acusações de abusos de direitos cometidos pelo governo de Nicolás Maduro e defendeu que o bloco avance para lançar convênios com a União Europeia. O destino de sua primeira viagem oficial será o Brasil.

TERROR X CAMERON – O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que pedirá apoio do Parlamento para que o Reino Unido possa integrar a coalizão internacional que atua contra o Estado Islâmico na Síria.

PACOTE X IMPOSTOS – Levantamento feito pela Folha de S. Paulo mostra que a maioria dos governadores do país vem promovendo aumento de impostos para tentar superar a crise. Em São Paulo, Alckmin elevou as alíquotas de ICMS da cerveja e do fumo. A arrecadação extra estimada será de R$ 1,38 bi. Em Pernambuco e no Rio, o IPVA já ficou mais caro.

FOCUS – O Boletim Focus, do BC, estima que o IPCA deve ficar em 6,54% no ano que vem. Para 2016, o relatório piorou suas expectativas para o indicador, que passaram de 10,04% para 10,33%. Em relação ao PIB, a projeção piorou de -3,10% este ano para -3,15%, e de queda de -2% no ano que vem para retração de -2,01%.

RUSSOMANNO – Segundo a Folha de S. Paulo, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) teria ao menos cinco pessoas atuando em sua ONG que são registradas e recebem salário como funcionários da Câmara. O deputado garante que as atividades dos servidores dizem respeito ao funcionamento de seu escritório político em São Paulo. A reportagem da Folha foi até o local e constatou que as pessoas trabalham para sua entidade particular, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor.

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.