Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (29/02/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 29/02/2016 18h33

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (29) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre pesquisa Datafolha que afirmou que a maioria dos brasileiros é contra o aborto de mulheres grávidas que tenham sido contaminadas pelo vírus Zika. Segundo pesquisa Datafolha, 58% são contrários a que se conceda tal direito, contra 32% que o defendem. Dizem não saber 10% dos entrevistados. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CARDOZO X AGU – Nesta segunda, em comunicado oficial, a presidente Dilma Rousseff informou mudanças de pastas e agradeceu os serviços prestados por José Eduardo Cardozo, que deixou o ministério da Justiça. Cardozo irá para a Advocacia-Geral da União, no lugar de Luís Inácio Adams, que já havia decidido deixar o governo. Dilma nomeou o procurador do Ministério Público da Bahia Wellington César para a Justiça.

DAIELLO X PF – A saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça abre espaço também para mudanças na direção-geral da Polícia Federal. O comando da institutição é uma função diretamente subordinada ao titular da pasta – o diretor-geral da PF atua como um dos secretários do ministro. O atual número 1 da Polícia Federal, Leandro Daiello, ocupa o cargo desde 2011 por uma escolha de Cardozo. Segundo a Folha, por ora, Leandro Daiello deve continuar à frente da corporação, apesar da troca do ministro.

REPERCUSSÃO – Líderes dos partidos de oposição no Congresso afirmaram que o ex-presidente Lula e o PT trabalham para barrar investigações da Polícia Federal e são os responsáveis pela saída do ministro José Eduardo Cardozo. O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino, afirmou temer que o novo ministro da Justiça, o procurador baiano Wellington César, sufoque as investigações da PF por meio de restrições orçamentárias. O líder da bancada do PSDB, Antonio Imbassahy, disse que o “PT e Lula querem que o ministro da Justiça controle as atividades da Polícia Federal”.

LULA X DILMA – Uma reportagem da Folha desta segunda informa que o ex-presidente Lula teria enviado um recado à sua sucessora, Dilma Rousseff: que vai concentrar esforços na sua própria defesa e na reconstrução do PT. Consequentemente, ele deixaria de lado o papel de “advogado do governo”. Essa não é a primeira vez que Lula envia esse tipo de sinal a Dilma, mas a relação entre os dois nunca esteve tão comprometida. A aliados, o ex-presidente vem dizendo que Dilma, que chegou ao PT em 2001, não está comprometida com o projeto partidário. Ele reclama ainda que a presidente até ouve suas sugestões, mas não faz nada do que ele diz.

SÍTIO – Fornecedores de materiais de construção e prestadores de serviços ouvidos pelo Ministério Público de São Paulo estimaram em 1 milhão de reais o custo das obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. De acordo com as investigações, quase tudo relacionado à reforma no local foi pago em dinheiro vivo, o que é incomum e levantou a suspeita de que os recursos possam ter origem ilícita.

LULA X DATAFOLHA – O Instituto Datafolha perguntou às pessoas o que elas pensam sobre essa história do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. Entre os ouvidos, 62 por cento acham que as empreiteiras beneficiaram Lula no caso do apartamento (58 por cento acreditam ter sido uma relação de troca). Já no caso do sítio, 57 por cento acham que houve benefício (para 55 por cento, com troca de favores). Nos dois casos, só 13 por cento acreditam que Lula não foi beneficiado pelas empresas.

LULA – O Datafolha trouxe nesta segunda mais dados que mostram a falência política de Lula. De acordo com o instituto, metade dos brasileiros, hoje, não votaria no ex-presidente de jeito nenhum. Lula tem rejeição de 49 por cento, a maior entre os políticos! Em seguida vem Aécio Neves, do PSDB, com 23 por cento de rejeição; Michel Temer, do PMDB, com 21 por cento; José Serra, do PSDB, com 19 por cento; e Geraldo Alckmin, também tucano, com 17 por cento.

PSDB – O PSDB decidirá em segundo turno quem será seu candidato à prefeitura de São Paulo este ano. A disputa, marcada para o dia 20 de março, será entre o empresário João Dória Junior, que teve 2.681 votos (43,13 por cento) e o vereador Andrea Matarazzo, com 2.045 (32,89 por cento). O deputado Ricardo Trípoli ficou em terceiro, com 1.387 (22,31 por cento).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.