Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (01/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2014 19h22

“Os Pingos nos Is” desta sexta-feira, 1º de agosto, trouxeram os principais assuntos do dia com os comentários da equipe Jovem Pan, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos. Confira abaixo.

No editorial de abertura do programa, Reinaldo falou sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

O comentarista acusa o Hamas de ter violado o cessar-fogo mediado pelos EUA e pela ONU de 72 horas que, na prática, durou apenas quatro.

“Um destacamento de soldados israelenses foi atacado quando destruía um dos túneis construídos pelo grupo terrorista, atividade permitida nos termos estabelecidos pelo cessar-fogo. Um homem-bomba chegou a ser usado no ataque. Um soldado israelense de 23 anos, Hadar Goldin, foi sequestrado. Na retomada da reação aos ataques do Hamas, Israel bombardeou a cidade de Rafah, e pelos menos 35 pessoas morreram. Como sempre, os extremistas palestinos dizem que eram todos civis”, informa Reinaldo. “Eis aí a lógica e a moral do terror”, diz.

Reinaldo cita o estatuto do Hamas, publicado em seu blog, e também uma carta recebida de um amigo médico que relata a explosão de um hospital da ONU em que morreram cinco soldados israelenses.

“Essa é a lei do terror. Essa é a lei dos que fazem da morte de civis a sua fortaleza. Israel tem o direito de se defender e vai se defender”, conclui Reinaldo Azevedo.

Já o destaque de Mona Dorf foi a multa que levou o ministro Mercadante, por propaganda eleitoral antecipada em favor de Dilma. Mercadante convocou uma coletiva de imprensa três semanas antes do lançamento da campanha de Dilma, no Palácio do Planalto, para fazer um balanço sobre a Copa. Durante a fala, ele respondeu críticas de Aécio Neves e defendeu Dilma como uma candidata mais preparada.

Porém, o TSE rejeitou recurso do PSDB contra o discurso de Dilma no Dia do Trabalhador, feito em 1º de maio.

Reinaldo informa também que Dilma foi à abertura da plenária da CUT, defendeu o seu governo, atacou a oposição e disse por que quer ser reeleita.

Por sua vez, Patrick Santos destacou números importantes da economia divulgados hoje. Em junho, a produção industrial recuou 1,4%.

Em comparação com o mesmo mês de 2013, a queda foi de 6,9% e já soma 2,6% negativos no ano. Essenciais ao desenvolvimento econômico, os bens de capital tiveram retração de 9,7%.

Também foram divulgados dados da balança comercial, que registrou superávit de US$ 1,57 bilhão. Porém, o número positivo esconde um “truque”, revela Patrick Santos. É o “truque da plataforma de petróleo” em que se exporta uma plataforma sem que ela saia do Brasil, sendo vendida a subsidiárias no exterior e alugada de volta por aqui, para diminuir a tributação.

No segundo bloco, Patrick Santos falou sobre uma possível pressão da ministra Marta Suplicy sobre o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, de retirar da Igreja a tutela sobre a imagem do Cristo Redentor. A ministra nega.

Ainda no assunto religião, Mona Dorf destacou a sindicância da Controladoria Geral do Município sobre a construção do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus no Brás, por ter sido feito apenas com o alvará de reforma e sem reverter 5% de seu valor em contrapartridas para o trânsito na região.

Patrick destaca também que no comércio da região deixou-se de se vender bebidas alcoólicas, como cerveja, pinga e caipirinha, e entraram mini-réplicas do Templo de Salomão.

Comentando o assunto, Reinaldo destaca a importância dos evangélicos e se diz contra o preconceito a esse grupo, mas lembra que a Igreja Universal é dona de um partido político (PRB) e seus pastores recomendam votos, “o que não é bom”, por mistrurar política e religião.

Mona Dorf fez mais um destaque, dessa vez internacional. Em nova audiência nesta sexta-feira, o juiz americano Thomas Griesa criticou as “meias verdades” que vêm sendo ditas pelo governo argentino e exigiu que o país siga negociando com os credores, em clara mensagem à presidente Cristina Kirchner.

Voltando ao noticiário local, Patrick informa que o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, não respondeu se faria ou não racionamento de água caso seja eleito. Antes, o ex-ministro da Saúde havia ironizado o governo de São Paulo, pedindo para Geraldo Alckmin, do PSDB, “tirar o racionamento do armário”.

Ouça o programa inteiro e todos os detalhes e outras notícias no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.