Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (02/10/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2015 19h44

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (02) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre as contas bancárias na Suíça atribuídas a Eduardo Cunha, presidente da Câmara. “Se não conseguir explicar a história das contas, digo: tem de renunciar ao posto de comando na Casa — não estou me referindo ao mandato”, ponderou Azevedo. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CUNHA – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, divulgou nota nesta sexta sobre a investigação suíça por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção, afirmando que continua “absolutamente tranquilo” e condenando a “divulgação seletiva de notícias visando unicamente constranger o presidente da Câmara”. 

REFORMA – Duzentos e setenta e cinco dias após ter sido eleita, a presidente Dilma mudou a configuração do governo na tentativa de melhorar sua  governabilidade e evitar a abertura de um processo de impeachment contra seu mandato. Veja as medidas que fazem parte da reforma administrativa: a redução de oito ministérios; um corte de 10% nos salários dos ministros; a extinção de 30 secretarias em todos os ministérios; o fim de 3 mil cargos de confiança; a redução de 20% nos gastos em custeio;  também serão limitados os gastos dos funcionários com viagens e telefone e vendidos imóveis da união. A presidente ainda criou uma comissão permanente da reforma administrativa e reduziu em 10% os próprios vencim entos e os do vice, Michel Temer. Os  salários brutos passarão de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23.

PDT- O novo ministro das Comunicações, André Figueiredo, do PDT, afirmou hoje que a reforma ministerial não garante ao Executivo fidelidade ou apoio automático dos aliados. O pedetista disse ainda que o rearranjo não garante, sequer, a certeza de votos contrários aos prováveis pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.  

MINISTRO X CPMF – O novo ministro da Saúde, o peemedebista Marcelo Castro, defendeu nesta sexta uma dupla cobrança da CPMF para fortalecer os cofres públicos. A CPMF original, de 1996, previa a cobrança apenas para pagamentos, e não para recebimentos. Na versão do novo ministro, o tributo seria cobrado, com a alíquota de 0,20%, tanto na origem da transação quanto no destino. 

CONTAS – O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, recomendou a rejeição das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff. A posição do ministro segue o relatório técnico do Tribunal sobre as contas do ano passado. Segundo os auditores, foi identificada a existência de “irregularidades graves na gestão fiscal”, o que comprometeu o equilíbrio das contas públicas.  

ADAMS – O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, criticou nesta sexta-feira o ministro do TCU Augusto Nardes, relator das contas de 2014 do governo. Responsável pela defesa da presidente Dilma Rousseff, Adams disse que Nardes tem falado mais do que deveria sobre o assunto.  

PEDALADAS – O governo publicou nesta sexta o Decreto 8.535, que impõe limites às chamadas “pedaladas fiscais”. De acordo com o texto, as entidades públicas federais não poderão ficar em dívida com bancos por mais do que cinco dias úteis e também não poderão virar o ano dessa forma.  

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.