Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (05/09/2014)
No programa Os Pingos nos Is desta sexta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram ao ar neste 05 de setembro de 2014.
Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou que as inconsistências de Marina têm de ser apontadas. “Apareceram evidências de que o programa de governo de Marina Silva faz um espécie de colagem de discursos da própria candidata, de alguns trabalhos acadêmicos e, como se viu, até de um decreto de FHC. Para quem se orgulha de uma tal “rede” de colaboradores, que seria formada por especialistas e pessoas particularmente dedicadas a causas de interesse coletivo, não deixa de ser um vexame e de denotar certo improviso. Mais: o programa, na área do agronegócio, acena com a revisão de índices de produtividade para efeitos de liberação de terras para a reforma agrária, o que levaria o setor mais eficiente da economia brasileira ao colapso — além de elevar, se aplicada a proposta, a tensão do campo a níveis inéditos. Eu mesmo já apontei que o tal Eixo Um do programa do PSB apela a formas de democracia direta que poderiam degenerar em autoritarismo ou bagunça.
É absolutamente legítimo debater tudo isso. Cabe, sim, ao PT, ao PSDB e a outros chamar a atenção para o que está malparado no programa do PSB, especialmente porque, é evidente, Marina pode ser a presidente da República. Segundo as pesquisas, se a eleição ocorresse amanhã, a eleita seria ela. Assim, nada mais urgente e relevante do que abordar esses temas”, disse o apresentador.
Outro assunto comentado foi o rumo que as eleições estão tomando. Neste ano, elas caminham para ser concluídas em turno único em apenas 11 estados do país – ou seja quando o primeiro colocado ultrapassa as intenções de voto de todos os seus adversários somados
– Desde 1990 quando passou a vigorar esse formado de escolha para chefes do Executivo, só em 1994 houve um número menor de eleitos no primeiro turno (10).
Os apresentadores falaram também da presença da presidente-candidata Dilma Rousseff, do PT, na Expointer, a feira do agronegócio, no Rio Grande do Sul. Ontem, Marina Silva, do PSB, esteve no local. Numa tentativa de reforçar a rejeição do setor à adversária, Dilma “vestiu a camisa” do agronegócio, fez questão de elogiar o Código Florestal, tratado como um avanço para os produtores, exaltou os subsídios oferecidos pelo governo federal e defendeu a expansão dos programas lançados pelo Ministério da Agricultura. De acordo com a última pesquisa Datafolha, a petista tem 38% de intenções de voto no eleitorado gaúcho, e Marina, 30%. Apesar de liderar nas pesquisas, Dilma foi recebida com vaias nesta manhã, no Rio Grande do Sul.
Confira no áudio acima esses e outros assuntos que foram comentados no programa desta sexta-feira.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.