Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (08/07/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 08/07/2016 13h53

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (08) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo analisou como Michel Temer deve se comportar na disputa pela Presdência da Câmara. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

ELEIÇÃO – O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, decidiu passar por cima da decisão do colégio de líderes e manteve a eleição do novo presidente da Casa para a próxima quinta (14), às 16h. Segundo ele, a Constituição e o regimento interno da Câmara garantem que é o presidente quem tem a palavra final sobre esse assunto. A decisão gerou revolta entre os líderes que defendem a eleição na terça (12).

DEMISSÃO X CÂMARA – O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, demitiu hoje o diretor da Secretaria-Geral da Mesa, Silvio Avelino, aliado de Eduardo Cunha. Maranhão teria se irritado com o respaldo técnico dado ontem pelo servidor, que permitiu aos líderes partidários passarem por cima de sua decisão. Para o lugar de Avelino, Waldir nomeou Wagner Soares Padilha e Lourimar dos Santos, considerados desafetos de Cunha.

CUNHA X DEFESA – Mesmo após ter renunciado à presidência da Câmara, Eduardo Cunha continua atuando para salvar seu mandato. Em mais uma manobra, o Solidariedade mudou Genecias Noronha por Paulinho da Força, horas depois da última reunião da CCJ em que o relator, Ronaldo Fonseca, apresentou um relatório favorável ao deputado. Paulinho é um dos aliados mais próximos ao peemedebista.

LULA X JANTAR – Segundo a coluna Painel, da Folha, o jantar oferecido ontem pelo senador Roberto Requião, do PMDB, para que Lula tratasse do impeachment com seus colegas reuniu seis parlamentares. Uma das ausências mais sentidas foi a do senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, considerado “conversável” pelo ex-presidente.

VAGNER FREITAS – A Polícia Civil do DF indiciou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, por incitação ao crime. O processo faz referência ao discurso, feito no Palácio do Planalto em 2015, em que o sindicalista convocou manifestantes a “pegarem em armas” para defender o mandato de Dilma Rousseff.

DALLAGNOL – Em evento, o procurador da República Deltan Dallagnol afirmou que a Lava-Jato “corre riscos desde o seu primeiro dia”. Segundo ele, esse risco se “intensificou à medida que o número de investigados cresceu, principalmente investigados influentes e poderosos”. O procurador se mostrou preocupado com a tramitação de projetos no Congresso que limitam a delação premiada.

BNDES X CUBA – O juiz Marcelo Rebello Pinheiro determinou a quebra de sigilo do empréstimo do BNDES ao porto de Mariel, em Cuba. Os documentos indicam que a negociação girou em torno de 682 milhões de dólares. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior havia classificado o contrato como secreto, sob a justificativa de que nele constam informações sigilosas.

JANOT X SENADO – Em parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu os argumentos da Mesa Diretora do Senado, que havia questionado a busca e apreensão feita no apartamento funcional em que moram o ex-ministro Paulo Bernardo e a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Segundo Janot, os endereços do Legislativo não possuem foro privilegiado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.